A erupção de um vulcão submarino em Tonga, na Polinésia, causou um tsunami no Oceano Pacífico neste domingo (16.jan.2022). O fenômeno afetou o arquipélago, os EUA, Canadá, Chile e até o Japão.
Segundo o Centro de Alertas de Tsunami dos EUA, os efeitos do tsunami atingiram a Califórnia e o Alasca, nos EUA, e a Columbia Britânica, no Canadá.
Pelas redes sociais, moradores das regiões impactadas compartilharam imagens das cheias. Vídeos do porto de Santa Cruz, localizado na cidade de mesmo nome, na costa da Califórnia, mostra ruas inundadas e carros submersos.
Assista (36s):
As ondas variam de 0,89 cm em Port Reyes a 1,3 m em Port San Luis, ambos na Califórnia, segundo o Escritório Nacional de Administração Oceânica e Atmosférica. Em Berkeley, mais de uma centena de pessoas foram retiradas de navios e docas na área costeira. Praias do sul da Califórnia foram fechadas.
Mais cedo, um alerta de tsunami foi emitido para Califórnia, Oregon, Washington e Alasca, de acordo com o Centro de Alertas de Tsunami do país norte-americano. Um aviso chegou a ser emitido para o Havaí, mas depois foi cancelado. Não foram identificados danos na região.
A costa oeste dos EUA fica a cerca de 8.700 km de Tonga.
Quando um alerta de tsunami é emitido, as pessoas são orientadas a deixar a área imediatamente e buscar abrigo em regiões mais altas. Só podem retornar quando a situação for normalizada.
No Chile, as ondas variaram entre 30 cm e 1 m. As regiões de risco mais elevado são Coquimbo, Los Rios e Los Lagos, no sul, conforme informações divulgadas pelo Escritório Nacional de Emergência. O governo ordenou o esvaziamento da maioria das praias nos mais de 4.000 km de costa do país.
O Japão relatou a ocorrência de uma onda de 1,2 metro na ilha de Amami e 1 tsunami leve em outras cidades costeiras, de Tohoku até Okinawa. Autoridades também alertaram para possíveis ondas de até 3 m.
Avisos de tsunami também foram enviados à Nova Zelândia e à Austrália.
Ondas de até 1,2 m atingiram Tonga no sábado (15.jan). O tsunami aconteceu após uma erupção do vulcão Hunga-Tonga-Hunga-Ha’apai.
Ainda não se sabe quais os danos causados pelo tsunami em Tonga. O país está sem internet desde o começo da noite de ontem, segundo a Associated Press, com informações de autoridades locais. Tonga recebe sinal de internet por meio de um cabo submarino, que pode ter sido danificado.
A BBC reportou que partes do arquipélago estão cobertas por cinzas, não têm luz e telefone.
De acordo com a Southern Cross Cable Network, companhia que gerencia a conexão no país, Tonga também recebe sinal de internet via satélite, mas ainda não se sabe se a tecnologia foi afetada pela falta de energia.
Informações: Poder 360, MSN