Rio símbolo da região, o Ivaí não escapa da estiagem mais grave enfrentada pelo Paraná nos últimos 20 anos. A falta de chuvas, que já dura quase um ano e fez com que o governo do estado decretado situação de emergência hídrica, já afeta o nível do rio. Na região, o Ivaí não é o único manancial em risco. Segundo a Sanepar, oito municípios estão com rios de abastecimento com vazão abaixo da média e exigem medidas de contingenciamento para evitar o rodízio.
Conforme Marildo Oliveira, de Lidianópolis, coordenador da Patrulha Ambiental do Rio Ivaí, na ponte do Porto Ubá, por exemplo, a medição feita nesta semana era de 70 centímetros do fundo. No período de cheia no local, o nível chega cerca de dois metros.
Segundo Oliveira, o patamar normal do Rio Ivaí sobre a ponte é de 0,90 a 1,5 metro. Por conta da vazão em queda, a Patrulha Ambiental do Rio Ivaí recomendou que os pescadores tenham consciência com relação à pesca. “Nesta situação de baixa das águas, principalmente nos saltos e cachoeiras os peixes se tornam presa fácil. Apesar desses pontos serem proibidos, as pessoas que não tem consciência acabam fazendo uma pesca predatória”.
TN ONLINE