Apucarana

Eixo comercial e gastronômico recebe reforço na iluminação pública

Compartilhe no WhatsApp
O novo sistema instalado em trecho da Rua Osvaldo Cruz utiliza postes republicanos com potentes lâmpadas de 400 watts vapor metálico, privilegiando os pedestres (Foto: PMA)

Caminhar pela Rua Osvaldo Cruz está mais seguro. O Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento da Prefeitura de Apucarana (Idepplan) iniciou nesta semana a ativação dos novos postes republicanos. São 94 novos pontos distribuídos entre as ruas Nagib Daher e Paulo Frontin. O novo sistema utiliza potentes lâmpadas de 400 watts vapor metálico que, instalados a uma distância média de 17 metros, privilegiam os pedestres.

O diretor-presidente do Idepplan, engenheiro eletricista Lafayete dos Santos Luz, informa que os trabalhos de ativação tiveram início na segunda-feira. “O mau tempo prejudicou um pouco. Na terça-feira conseguimos ativar um trecho e estamos trabalhando para que até esta sexta-feira tudo esteja funcionando”, diz Luz. Ele salienta que a rua continua com a iluminação convencional e agora ganha o reforço dos postes republicanos. “Esse trabalho da gestão Beto Preto/Júnior da Femac atende a um trecho de cerca de um quilômetro e meio, em um importante eixo comercial e gastronômico de Apucarana, gerando maior segurança aos comerciantes e frequentadores”, pontua o diretor-presidente do Idepplan.

Em vistoria aos trabalhos, o prefeito Júnior da Femac lembrou que a rua central já contava com postes republicanos desde a Munhoz da Rocha até a Nagib Daher. “Nas últimas décadas, a “Osvaldo Cruz” desenvolveu naturalmente a vocação comercial e se transformou em região gastronômica”, destaca o prefeito, lembrando que recentemente foram instalados dois novos semáforos na via. “Este investimento faz parte de um processo de modernização da iluminação pública de ruas comerciais no centro e nos bairros”, esclarece Júnior da Femac.

Bairros – Depois de passar por bairros da zona leste, beneficiando aos jardins Colonial, Aviação e Santos Dumont, residenciais Jaçanã, Sumatra I, II e III e Jardim Santiago, o cronograma de modernização da iluminação pública da Prefeitura de Apucarana atende neste momento aos moradores do Residencial Interlagos, onde estão sendo substituídas 383 luminárias antigas vapor de mercúrio, por novas vapor metálico nas potências de 100 e 150 watts.

O investimento faz parte de um pacote de R$2,6 milhões, de verba específica oriunda da Contribuição de custeio da iluminação pública (Cosip), que prevê a troca de 4.133 luminárias de vapor de mercúrio e de vapor de sódio, por novas vapor metálico e de tecnologia LED, em diversos bairros e área central de Apucarana. “Paralelo aos trabalhos no residencial, a empreiteira contratada pelo município vai realizar também substituição de luminárias em toda a extensão da Rua Cristiano Kussmaul (64 unidades) e na Rua Nova Ukrânia (121 unidades), implantando “super lâmpadas” de tecnologia LED com potência de 190 watts”, conclui Lafayete Luz, diretor-presidente do Idepplan.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: