Arapongas

É HOJE (21): Orquestra feminina Ladies Ensemble se apresenta em Arapongas; prestigie

Compartilhe no WhatsApp

O palco do Cine Teatro Mauá de Arapongas recebe nesta terça-feira, 21, a apresentação da orquestra feminina Ladies Ensemble – primeira orquestra formada só por mulheres no Brasil, que reúne musicistas de diferentes idades, vertentes, influências e inspirações. A iniciativa é do Sesi Cultura Paraná.

Em turnê por cinco cidades do interior do Estado, a orquestra traz novo repertório como um presente para a comunidade do norte do Estado; em referência ao mês da mulher – marcado pela comemoração do Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, foram incluídas no repertório da apresentação duas peças da pianista, compositora e maestra Chiquinha Gonzaga (1847–1935). Serão duas composições apresentadas em conjunto: “Lua Branca” e “Corta Jaca”.

 INGRESSOS

Os ingressos são gratuitos e estarão disponíveis para retirada na portaria do Cine Teatro Mauá, a partir das 18h30, no dia da apresentação. Haverá também a oportunidade de contribuição voluntária – com doação de 1kg de alimento não perecível.

SERVIÇO

Sesi Cultura Paraná apresenta: “Sinfonia para as Indústrias”, com orquestra Ladies Ensemble

  • 21 de março, terça-feira, 19h30 – Arapongas (PR) – Cine Teatro Mauá – R. Uirapuru, 55 – Centro.
  • Informações: (43) 98808-7802.
  • Classificação indicativa – 10 anos

Sobre a Orquestra Ladies Ensemble

Fundada pela violista Fabiola Bach Akel, o grupo é expoente em um universo com diminuta presença feminina em posições de liderança e mostra que mulheres podem ser protagonistas em uma orquestra. Hoje com “casa própria” no Auditório Regina Casillo, em Curitiba, a Ladies Ensemble tem entre suas missões a formação de plateia, a democratização da música clássica e a formação de musicistas. Desde seu início pioneiro como noneto até hoje, a orquestra influencia e inspira outras mulheres a seguirem seus sonhos e paixões sem medo.

As apresentações têm o formato de concerto didático, com explicações e curiosidades sobre as obras e seus compositores entre cada execução. “Organizei um repertório para passar por uma variedade de estilos e períodos musicais, que serão explicados no concerto”, diz Akel. Esse formato foi um sucesso em duas ocasiões no ano passado, com circulações por cidades diferentes, sempre priorizando o interior.

World music – A presença de melodias tradicionais da Ucrânia e Argélia, além de um tema árabe andaluz, é um dos diferenciais da orquestra. “É a única orquestra do país capaz de passear com a mesma desenvoltura pelo universo da música oriental e ocidental, utilizando instrumentos típicos como o qanun”, explica Akel, citando o instrumento de origem oriental executado pela musicista síria radicada em Curitiba Myria Tokmaji.

FONTE: https://www.sesipr.org.br/cultura/EventAgenda27805content470930.shtml

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Noite de Queijos e Vinhos

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: