O Dia Nacional do Surdo é celebrado anualmente em 26 de setembro. Em alusão à data, os 23 CMEIs e 35 escolas da rede municipal de Apucarana desenvolveram, hoje, junto aos seus estudantes, atividades de reflexão sobre os direitos e a inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade.
Segundo a secretária Marli Fernandes, atualmente dez crianças surdas estão matriculadas na rede municipal de educação apucaranense. “Elas recebem apoio pedagógico especializado por meio do nosso Centro de Apoio Multiprofissional ao Escolar (CAME), dispõem de intérpretes nas classes regulares e ainda frequentam uma sala de recursos multifuncionais no período do contraturno. Tudo isso com o objetivo de garantir que aprendam e se desenvolvam adequadamente,” detalhou.
Além disso, a Autarquia Municipal de Educação implantou este ano o ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas suas escolas, nas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, contemplando tanto os estudantes surdos com os ouvintes. “Deste modo, as crianças surdas podem se comunicar e brincar com os seus colegas, ampliando a inclusão delas no ambiente escolar,” afirmou o prefeito Junior da Femac.
Para que o ensino de Libras pudesse ser implantado, a Autarquia Municipal de Educação precisou investir na formação dos docentes. “Desde 2015, nós mantemos uma parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio da qual ofertamos aos nossos professores cursos, em nível básico e intermediário, da Língua Brasileira de Sinais,” acrescentou a secretária Marli Fernandes.