Centenas de pessoas foram às ruas do centro de Apucarana nesta quinta-feira (7), para acompanhar o desfile cívico do 7 de Setembro e celebrar os 201 anos da Independência do Brasil. Coordenado pela Prefeitura de Apucarana, através da Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), a celebração cívico-militar teve início com hasteamento da Bandeira Nacional. Assista o vídeo no fim do texto.
Na sequência, o comandante do 30º Batalhão de Infantaria Motorizado (30º BIMec), tenente-coronel Alexandre Pereira Figueiredo, acompanhado do prefeito Júnior da Femac, procedeu a revista da tropa, abrindo caminho para o desfile que teve à frente as instituições militares – Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, bem como a Guarda Civil Municipal (GCM).
Ao todo, o desfile conta com 94 entidades representativas da sociedade, entre elas instituições de ensino, fanfarras, entidades sociais e clubes de serviço, Samu, Hospital da Providência, escoteiros clubes de veículos, entre outros. O palco de autoridades estará localizado no coração do evento, junto à Praça Rui Barbosa.
Por conta do desfile, o trânsito foi interrompido na Avenida Curitiba e ruas paralelas.
“Desde o dia 1º, na abertura da Semana da Pátria, promovemos diversos momentos cívicos, em especial junto à rede municipal de ensino. Atividades de demonstração de respeito e amor à Pátria que emocionaram muito, e agora fechamos a programação com o desfile 7 de setembro, que também marca o início da programação comemorativa aos 80 anos de emancipação político-administrativa de Apucarana”, revela o prefeito Júnior da Femac.
Por conta do desfile, o trânsito foi interrompido na Avenida Curitiba e ruas paralelas.
Por conta do desfile, o trânsito foi interrompido na Avenida Curitiba e ruas paralelas
História
A Independência do Brasil, declarada em 7 de setembro de 1822 por Dom Pedro I, sacramentou a autonomia do país em relação ao Reino de Portugal. Já a emancipação política e administrativa de Apucarana, da Comarca de Londrina, é datada de 28 de janeiro de 1944
Assista o vídeo: