Arapongas

Controle de Endemias reforça para cuidados e combate à dengue; município registra 32 casos confirmados

Compartilhe no WhatsApp

Segundo a atualização do Controle de Endemias, Arapongas registra 32 casos positivos de dengue – o relatório é de 05 a 11 de março. Ainda constam: 1.153 notificações; sete em investigação; 1.114 negativos e nenhum óbito. Com foco na prevenção e combate, o município reforça para as medidas necessárias. “ Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti transmite também a chikungunya e zica. Todo o trabalho dos agentes de combate às endemias depende também da atuação de cada cidadão. É preciso estar atento, eliminar focos de água parada, manter a limpeza dos quintais e interiores das residências, comércios e empresas. O combate ao mosquito deve ser contínuo”, diz o coordenador, Valdecir Pardini. Medidas educativas, instalação de ovimtrampas – espécie de armadilha para capturar os ovos do mosquito Aedes aegypti, visitas domiciliares e estratégicas também integram as ações contra o mosquito.

Fiscalização – Neste sentido, a Prefeitura de Arapongas, através de uma ação integrada entre a Secretaria Saúde, Controle de Endemias, Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (Seaspma), Guarda Municipal – através da Guarda Ambiental – e Codar, realizou na semana passada, um mutirão de limpeza em uma residência localizada na Vila Bernardes. Um grande acúmulo de lixo e entulhos foi removido de todo o quintal e também de dentro da residência. Conforme a última atualização do Controle de Endemias, resta concluir a limpeza final da área externa; que contará com o auxílio de maquinários específicos. “ A chuva dificultou a continuidade dos serviços. Vamos retomar assim que for possível. Até agora, 21 caminhões de lixo foram retirados e encaminhados ao aterro”, falou Pardini.

Denúncias

Unindo forças e contribuindo com a fiscalização, o Controle de Endemias orienta para as denúncias em relação ao descarte de lixo em terrenos baldios ou demais situações que culminam em criadouros para o mosquito da dengue. Esses casos e demais situações relacionadas devem ser relatadas através do telefone 3902-1079.

Paraná

De acordo com boletim semanal das arboviroses divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na terça-feira (14), o Paraná atingiu 6.851 casos de dengue, distribuídos por 253 municípios. Os números referem-se ao atual período sazonal, iniciado em 1º de agosto de 2022.
O informe desta terça registra 1.284 novos casos no Paraná e contabiliza 14.738 em investigação, além de 63.596 notificações. O documento não traz novos óbitos, mantendo seis mortes por dengue no Estado.

Em relação à chikungunya, também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, são mais três casos em relação à semana anterior. No atual período sazonal há 38 confirmações, sendo 23 casos importados, 13 autóctones e dois ainda em investigação quanto ao local provável de infecção. Os casos autóctones (quando a doença é contraída no município de residência) ocorreram em Pato Branco, Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Matelândia e Umuarama.

Durante este período sazonal não foram contabilizados casos de zika. Houve 42 notificações, sendo que nove estão em investigação.

CUIDADOS – Os criadouros mais comuns do mosquito da dengue são pneus, calhas, vasos, pratos de vasos, garrafas, caixas d’água sem tampa ou com a tampa quebrada, latas, lonas ou plásticos, ralos, bromélias, piscinas sem tratamento, banheiros em desuso, cisternas sem vedação adequada e recipientes que possam acumular água.

SINTOMAS – Em caso de sintomas como febre, dores no corpo, cansaço e dor nas articulações, a população deve procurar os serviços de saúde e seguir as recomendações da equipe, evitando que se agrave o quadro clínico.

Saiba mais: https://www.dengue.pr.gov.br/

FONTE: SESA

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: