Notícias Geral

Congresso se reúne nesta segunda para definir votação de intervenção federal

Compartilhe no WhatsApp

Presidente Lula editou o decreto em meio aos atos de vandalismo praticados no Congresso Nacional, no Palácio do Planalto e no STF.

A sessão extraordinária que analisará o decreto de intervenção federal editado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste domingo (8) após os atos de vandalismo na praça dos Três Poderes será definida pelos parlamentares nesta segunda-feira (9), após uma reunião de líderes, marcada para às 10h. Segundo a Constituição Federal, o Congresso deve analisar a intervenção dentro de 24 horas.

O decreto de intervenção é uma medida de caráter excepcional e temporária, que afasta a autonomia do Governo do Distrito Federal. O ato é restrito à Segurança Pública do DF, e o interventor federal será Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça.

Lula editou o decreto em meio aos atos de vandalismo praticados no Congresso Nacional, no Palácio da Alvorada e no Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente afirmou que houve “falta de segurança” e que as pessoas autoras dos crimes serão “encontradas” e “punidas”.

“Esses vândalos, que podemos chamar de fascistas, fanáticos, fizeram o que nunca foi feito na história deste país”, disse o presidente. “Essa gente terá que ser punida. Vou voltar para Brasília, visitar os três palácios que foram quebrados. Isso não se repetirá”, afirmou Lula.

Vamos descobrir quem pagou os ônibus, quem pagava estada, churrasco todo dia, e essa gente toda vai pagar. E, da parte do Governo Federal, se houve omissão, também será punido. Não vamos admitir.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, PRESIDENTE DO BRASIL

Intervenção no RJ
Uma intervenção federal foi decretada no Rio de Janeiro, em 2018, pelo então presidente Michel Temer (MDB), sob a justificativa de uma escalada de violência no estado, aliada à situação de calamidade financeira. Na época, o interventor federal foi o general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Informações: R7

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: