Notícias Geral

Confira as principais datas da semana entre 17 a 23 de abril – Páscoa, Tiradentes…

Compartilhe no WhatsApp

O Hoje é Dia, da semana entre os dias 17 a 23 de abril, traz uma agenda movimentada. Neste domingo (17), a semana já começa com uma das maiores celebrações do calendário cristão, a Páscoa. Os próximos dias também terão um feriado nacional: na quinta-feira, dia 21 de abril, é o Dia da Inconfidência Mineira. A data homenageia José Joaquim da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes.

Veículos da Empresa Brasil de Comunicação já destacaram, algumas vezes, a data. Em 2018, o programa Na Trilha da História, das Rádios EBC, contou detalhes sobre a Inconfidência Mineira. No ano passado, o Repórter Brasil falou sobre a data.

Também no dia 21, a capital federal e sua principal universidade pública fazem aniversário. A Universidade de Brasília (UnB) completa 60 anos e Brasília completa 62 anos. A cidade já foi homenageada algumas vezes em veículos da EBCEm 2016, o Portal EBC destacou imagens que mostram que a cidade vai muito além da Esplanada dos Ministérios. Já em 2020, o Repórter Brasil relembrou o local onde Brasília foi construída.

Datas comemorativas

A semana também é repleta de datas comemorativas e marcantes na história do Brasil. O dia 19 de abril é marcado pelo “Dia do Índio” (saiba como a data surgiu aqui) e pelo “Dia do Exército Brasileiro”. No ano passado, o programa Recados (da Rádio Nacional Alto Solimões) falou sobre a data e explicou o seu significado.

O dia 20 de abril é marcado pelo chamado “Dia do Disco” (uma homenagem ao músico Ataufo Alves). Em 2018, o História Hoje, da Radioagência Nacional contou detalhes sobre a data:

Outras duas datas comemorativas da semana são, também, diretamente ligadas a figuras marcantes do país. O dia 18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil. A data é uma homenagem a Monteiro Lobato, que nasceu nesta data em 1882. Em 2019, o Repórter Brasil falou sobre a data e sobre a biografia do escritor:

Já o dia 23 é o Dia Nacional do Choro. A data foi criada em homenagem ao maestro Alfredo da Rocha Vianna Filho, mais conhecido como Pixinguinha, que nasceu neste dia em 1897. Em 2017, o Caminhos da Reportagem fez uma homenagem a ele:

Nascimentos, mortes e datas históricas

Outras figuras marcantes também são lembradas na semana. No dia 19, o jogador Rivaldo (campeão mundial pela seleção brasileira em 2002) completa 50 anos. No mesmo dia, o nascimento do ex-presidente Getúlio Vargas completa 140 anos. Também completa 140 anos no dia 19 a morte de Charles Darwin. Um episódio de sua vida (quando ele veio ao Brasil) foi contado no História Hoje da Radioagência Nacional.

No dia 20, Rádio MEC, emissora da Empresa Brasil de Comunicação, completa 99 anos no ar, no dia 22 o descobrimento do Brasil pelos portugueses completa 520 anos e no dia 23 a morte da militante Olga Benário Prestes completa 80 anos. A história dela foi contada pelo programa Espaço Público, da TV Brasil, em 2015.

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:  

17 a 23 de Abril de 2022
17

Nascimento do economista mato-grossense Roberto Campos (105 anos)

Dia Internacional da Hemofilia

Páscoa (data móvel)

Dia Nacional da Botânica – a data foi instituída pelo Decreto de Lei nº 1.147, de 24 de maio de 1994, em homenagem às comemorações dos 200 anos do nascimento do naturalista alemão Carl Friedrich Philipp von Martius

18

Nascimento do escritor paulista Monteiro Lobato (140 anos)

Nascimento da bailarina e coreógrafa fluminense Márcia Haydée (85 anos)

Dia Nacional do Livro Infantil – a data foi escolhida em homenagem a Monteiro Lobato

Lançamento de “O Livro dos Espíritos” por Allan Kardec, marcando o nascimento do Espiritismo na França (165 anos)

19

Morte do naturalista, geólogo e biólogo britânico Charles Darwin (140 anos)

Nascimento do pintor e escultor colombiano Fernando Botero (90 anos)

Nascimento do político gaúcho Getúlio Vargas (140 anos)

Nascimento do futebolista recifense Rivaldo Vítor Borba Ferreira, o Rivaldo (50 anos)

Morte de Benedito Carneiro Bastos Barreto, o Belmonte (75 anos) – foi um caricaturista, pintor, cartunista, cronista, escritor e ilustrador brasileiro

Dia do Índio

Dia do Exército Brasileiro

Condenação de Tiradentes e 10 reús da Inconfidência Mineira (230 anos)

20

Nascimento do fotógrafo baiano Mário Cravo Neto (75 anos)

Dia do Disco – a data surgiu em homenagem ao músico Ataulfo Alves, falecido em 20 de abril de 1969

Dia do Diplomata – marca a data de nascimento do Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira

21

Morte do poeta maranhense Sousândrade (120 anos)

Dia da Inconfidência Mineira – também conhecido como Dia de Tiradentes

22

Nascimento do ator estadunidense Jack Nicholson (85 anos)

Dia do Descobrimento do Brasil pelos Portugueses

Dia Internacional da Mãe Terra – comemoração que foi iniciada em 1970 como o “Dia da Terra” ou “Earth Day” nos Estados Unidos, quando o Senador Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional de estadunidenses contra a poluição do nosso planeta, tendo recebido a adesão de vários países após 1990 e sendo ratificada pela 80ª Assembleia Geral da ONU

23

Nascimento do maestro e compositor pernambucano Severino Araújo (105 anos)

Nascimento do maestro e compositor fluminense Pixinguinha (125 anos)

Morte da militante alemã Olga Benário Prestes (80 anos)

Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral – nesta data, no ano de 1616, morreram Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Vega

Dia Mundial dos Escoteiros

Dia Nacional do Choro

Com informações Agência Brasil

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: