Início » Comitiva do Paraná começa agenda na Índia com visita a gigante global de tecnologia
Paraná em Notícias

Comitiva do Paraná começa agenda na Índia com visita a gigante global de tecnologia

Compartilhe no WhatsApp

A comitiva paranaense liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior iniciou, nesta quinta-feira (11), os compromissos da missão internacional na Índia com uma visita ao grupo Tata Consultancy Services (TCS), multinacional que é líder global em serviços de tecnologia, em Mumbai. No encontro, o CEO da companhia, K. Krithivasan, apresentou as atividades do conglomerado empresarial e foram discutidas as oportunidades de investimentos da empresa no Paraná. A Tata já tem uma planta em Londrina, no Norte do Estado. 

No primeiro dia de agendas na Índia, o governador também visitou a companhia de engenharia e construção Kalpataru e o cônsul-geral do Brasil em Mumbai. A missão paranaense na Índia segue até a próxima terça-feira (16), com outros encontros com executivos de empresas de vários segmentos, com o objetivo de atrair novos investimentos para o Estado.

“O grupo Tata é uma referência global em tecnologia e inovação, com uma gama de atuação muito variada. Um intercâmbio como este é muito importante tanto para o Paraná, que tem potencial de se consolidar como o principal polo tecnológico do Brasil, como para a companhia, que passa a conhecer mais detalhadamente os potenciais competitivos do nosso Estado”, afirmou Ratinho Junior.

O grupo TCS é a maior multinacional indiana e emprega mais de 1 milhão de pessoas em 55 países. A companhia oferece soluções tecnológicas para diversos setores, como bancos, educação, seguros, indústrias, comércio, automóveis, mercado de capitais, comunicações, saúde, geração de energia, serviços públicos, turismo e logística.

No que diz respeito à inovação, a empresa tem mais de 3,4 mil patentes e, atualmente, tem um dos maiores corpos de trabalho treinado para lidar com Inteligência Artificial (IA) no mundo, com 150 mil funcionários capacitados em IA generativa.

ENGENHARIA – A missão paranaense também se reuniu com a diretoria do grupo Kalpataru, conglomerado de engenharia e construção, com centenas de projetos em curso ligados a energia, infraestrutura, irrigação, óleo e gás, mobilidade urbana e distribuição de água em mais de 70 países. A companhia é uma das que mais cresce na Índia e tem mais de US$ 14 bilhões investidos em projetos pelo mundo. 

No Paraná, o conglomerado é proprietário da Fasttel Engenharia, que emprega 1,6 mil pessoas no Estado. No encontro, os diretores da companhia apresentaram os planos de investimentos do grupo no Brasil, com investimentos de R$ 350 milhões em andamento em projetos ligados, principalmente, a linhas de transmissão e subestações. Em todo o Brasil, a empresa, que tem como clientes a Copel, Itaipu Binacional, Petrobras e Eletrobras, tem planos de criar mais 4 mil empregos.

“Somos gratos à Kalpataru por investirem no Paraná. A companhia começou suas operações no Brasil pelo nosso Estado, com a Fasttel, e isso nos orgulha muito, com grandes projetos de infraestrutura. Esta preferência também tem a ver com o bom momento econômico que vivemos. A atividade econômica do Paraná cresceu 7,8%, de acordo com o Banco Central, e a economia indiana teve alta de 7,6% em 2023, o que reforça o bom momento que vivemos. Estes índices funcionam como credenciais para que novas parcerias sejam construídas”, afirmou Ratinho Junior.

MUMBAI – A comitiva paranaense ainda se encontrou com o cônsul-geral do Brasil em Mumbai, João de Mendonça Lima Neto. A cidade é a mais populosa da Índia, com mais de 12 milhões de habitantes, maior do que a população do Paraná.

Mumbai também é considerada um centro financeiro e cultural do país, abrigando as principais companhias bancárias e de investimentos da região, além das maiores produtoras da indústria cinematográfica indiana, apelidada de Bollywood.

“O Brasi e a Índia são países com muitas semelhanças: são nações pacíficas, com territórios continentais e com regiões com vocações com particularidades muito próprias. Isso nos aproxima e ajuda a olhar para a Índia como um exemplo em muitos aspectos. Eles conseguiram, por meio da tecnologia, do conhecimento e da inovação, transformar a economia do País e mudar a vida de milhões de seus habitantes. Neste processo, Mumbai se transformou em um dos principais polos econômicos da Ásia. Viemos conhecer um pouco dessa estratégia”, afirmou o governador.

MISSÃO – A viagem é organizada pela Invest Paraná, agência de atração de investimentos do Governo, vinculada à Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Seic). O governador Ratinho Junior terá, ainda, compromissos em Pune, Nova Dehli e Ahmedabad, visitando grandes companhias, centros de inovação e tecnologia e startups.

A Índia é a quinta maior economia do planeta e em 2023 se tornou o país mais populoso do mundo, ao chegar à marca de 1,4 bilhão de habitantes e ultrapassar a China. O país exporta conhecimento, equipamentos e mão de obra especializada para o mundo, incluindo o Paraná, onde empresas indianas já atuam e há projetos de cooperação com as universidades estaduais.

Agência Estadual de Notícias

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Noite de Queijos e Vinhos

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: