Apucarana

Com foco no setor têxtil, “Bora Paraná” inicia cursos profissionalizantes em Apucarana

Compartilhe no WhatsApp

O prefeito Júnior da Femac acompanhou nesta quinta-feira (16/05), no período da tarde, o início do curso profissionalizante técnicas de montagem de calças e camisetas (malha e jeans). A formação integra o Projeto Bora Paraná, uma iniciativa do Governo do Paraná, Ambev e Senai Paraná, em parceria com as prefeituras, que percorre o estado levando qualificação à população. Em Apucarana, a escola móvel está ancorada no estacionamento do Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão) e também oferece, no período noturno, o curso técnicas de costura industrial com ênfase em uniformes profissionais.

Segundo frisa o Júnior da Femac, trata-se de uma iniciativa transformadora encabeçada pelo secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda e deputado estadual licenciado, Mauro Moraes. “Além oportunizar capacitação de qualidade, com o selo de excelência do Senai que, além do ônibus-escola fornece os instrutores, o projeto Bora Paraná concede uma bolsa-auxílio de R$600 por aluno paga pelo Governo do Paraná”, enalteceu o prefeito, salientando que esta é a segunda vez que o “Bora Paraná” aporta no município.

“Na primeira oportunidade foi ministrado curso de Modelagem 3D, também com grande procura e sucesso, e agora, mais uma vez a pedido do setor de confecções, novos cursos na área do vestuário”, explicou Júnior da Femac, esclarecendo que além da conquista dos cursos junto ao secretário Mauro Moraes, a prefeitura esteve envolvida na seleção dos alunos, através da Agência do Trabalhador e Centro de Qualificação Total, e logística necessária durante a permanência do ônibus-escola na cidade.

“Nosso agradecimento ao Governador Ratinho Júnior, ao secretário Mauro Moraes e ao presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, por direcionarem o projeto ao nosso município, somando-se a diversas outras iniciativas que desenvolvemos na qualificação da mão-de-obra e que têm contribuído para a empregabilidade e inserção das pessoas no mercado de trabalho”, diz prefeito Júnior da Femac, pontuando que além da prefeitura, a presença do projeto em Apucarana conta com apoio do APL Bonés, do Sivale e unidade local do Senai. “Todos aqui podem ter a certeza de que vão ser disputados pelo mercado de trabalho, que anseia por profissionais preparados”, disse o prefeito aos alunos, salientando que Apucarana é o maior polo têxtil do Paraná.

Aluno do terceiro ano do Colégio Estadual Professor Izidoro Luiz Cerávolo, Micael de Souza Silva, de 17 anos, participou do curso de Modelagem 3D e, assim que soube do retorno do ônibus-escola ao município, procurou os locais de inscrição para garantir vaga em novo curso. “Minha mãe e tia trabalham no setor de confecções. Apucarana é a Capital Nacional do Boné e tem bastante emprego, por isso estou me capacitando para poder estar bem preparado para o meu primeiro emprego. Tudo que eles ensinam aqui é de grande qualidade”, disse o estudante.

Os cursos em andamento terão carga horária total de 96 horas, sendo que o de técnicas de montagem de calças e camisetas (malha e jeans) vai ser ministrado de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30; e o curso de técnica em costura industrial com ênfase em uniformes profissionais irá ocorrer, de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30. “Além da qualidade, este projeto inclui ainda um auxílio no valor de R$600, oriundos do Programa Paraná Competitivo, ajudando ao cidadão com os eventuais custos de transporte e alimentação”, reitera Neno Leiroz, gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana.

De acordo com ele, nos próximos meses novos cursos deverão ter inscrições abertas e os interessados podem obter mais informações na agência. “Além do Bora Paraná, dentro do Programa Portas Abertas, temos sempre muitas oportunidades de capacitação. Além disto, diariamente temos centenas de vagas de emprego abertas na indústria, comércio e prestação de serviços, onde atuamos a intermediação entre o trabalhador e empresas”, concluiu Leiroz.

Pref. de Apucarana

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Noite de Queijos e Vinhos

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: