Arapongas

Colégio Prisma realiza Mostra do Conhecimento voltada para as ciências naturais

Compartilhe no WhatsApp

O Colégio Prisma realizou dentro de suas dependências, a Mostra do Conhecimento, um evento voltado para o aprendizado e a divulgação do conhecimento científico. O evento contou com apresentações de trabalhos, pesquisas e experiencias desenvolvidas em conjunto com os próprios alunos, e aconteceu durante os dias 30/10 e 31/10, tendo a participação de 260 alunos, englobando estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
“A mostra do conhecimento é um momento de culminância de vários projetos que são desenvolvidos ao longo do ano no colégio. Aqui estão experimentos de ciência naturais que eles estudaram e estão estudando ao longo desse ano, e agora eles trouxeram uma parte pratica desse conhecimento para mostrar para as famílias e para comunidade escolar”, relatou Maria Cristina, Coordenadora pedagógica do colégio.
Ainda segundo Maria, o objetivo é que os alunos não trabalhem somente a parte teórica da apostila apresentada nas aulas, mas que também tenham contato com o conhecimento prático e desenvolvam a oralidade ao passar esse conhecimento adiante. “Quando a criança ensina ela também está aprendendo”, acrescentou ela.
O Colégio já realizou outras vezes uma “Mostra Literária”, que como o próprio nome revela é mais voltado para a divulgação da literatura, porém, pela primeira vez o tema principal foi as ciências naturais. A ideia da realização da Mostra do Conhecimento deste ano partiu da Diretora responsável, Silvana Zanin, e contou com a colaboração de diversos professores da instituição, como a professora de ciência Silmara Bráz.
“Primeiro a gente pensou em fazer uma volta ao tempo desde o Bing Bang, então a gente fez toda essa linha do tempo e fomos adequando o conteúdo com cada sala, se a sala tivesse o conteúdo na apostila eles se encarregavam do mesmo. Como no nosso laboratório temos vários materiais, aonde não tinha nada nas apostilas a gente ia complementando e depois os alunos tiveram uma aula a parte pra poderem explicar na mostra”, explicou Silmara.
Maria e Silmara também afirmaram que as crianças se mostraram empolgados com todo o processo, e atribuíram isso ao fato de que os alunos foram protagonistas dos experimentos, participando das construções e procedimentos e não ficando como meros expectadores. Elas também acreditam que esse estímulo sobre a curiosidade dos alunos pode influenciar no interesse deles pela ciência na vida adulta. “Eu me inspirei muito em uma professora que eu gostava demais e eu acabei virando professora de ciência porque eu gostava e achava muito interessante”, disse Silmara.
Entre os itens e experiencias estavam um mini vulcão, uma experiencia de produção de nuvens em uma garrafa, exposições de diversos animais e insetos e explicações de eventos da natureza, por exemplo, como ocorre a polinização das plantas feita pelas abelhas e o processo de produção de mel.

Estudante de Jornalismo:Gabriel Carneiro

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: