Nesta quinta-feira, 27, foi realizada a 2ª reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022. O encontro aconteceu no auditório do Paço Municipal e contou com a presença do prefeito Sérgio Onofre, do vice-prefeito Jair Milani, secretários municipais, Polícia Militar, delegado chefe da Polícia Civil de Arapongas, Dr. Maurício de Oliveira Camargo, e demais representantes de entidades. DADOS – Conforme o relatório apresentado, até agora foram registrados: 92.954 habitantes recenseados; que responderam perguntas feitas por um recenseador do IBGE, 51.267 unidades visitadas; 34.355 domicílios recenseados. O município tem estimativa de 123 mil habitantes. Ainda de acordo com o coordenador do IBGE Arapongas, Antônio Noberto Schneider, algumas situações têm dificultado o resultado das pesquisas. “ Registamos 3.335 domicílios com ausências e 447 recusas. Além disso, as chuvas dificultaram o acesso das equipes nas áreas rurais. Vamos realizar uma força-tarefa e retornar nos locais em que foram registradas ausência de pessoas. Temos um montante satisfatório da população já recenseada (92 mil), mas ainda temos muito pela frente”, disse. Schneider ainda mencionou o apoio da gestão durante os serviços do Censo 2022, cedendo espaços públicos para instalação das equipes de trabalho e passe livre intermunicipal aos recenseadores. “ Vamos alinhar maior apoio junto à segurança pública para garantir melhor resposta junto à população no momento das entrevistas, que por vezes, demostra resistência em colaborar em responder os questionários”, acrescentou.
SAIBA MAIS:
O Censo é uma pesquisa socioeconômica completa, realizada a cada 10 anos, que produz informações atualizadas sobre o país com os detalhes necessários para planejar políticas públicas governamentais, investimentos e para a distribuição de recursos federais entre estados e municípios. O Censo 2022 tem dois tipos de questionário, um básico e um da amostra. O básico tem 26 questões que investiga as principais características do domicílio e dos moradores. Uma parcela dos domicílios é selecionada para responder ao questionário da amostra, com 77 questões, que inclui mais detalhes como núcleo familiar, religião ou culto e deficiência.
Como identificar um recenseador?
– Todos trabalham uniformizados
– Todo recenseador usa: colete do IBGE; boné do Censo; crachá de identificação; DMC – dispositivo móvel de coleta (semelhante a um smartphone na cor azul). A identidade dos entrevistadores do IBGE pode ser verificada no site: https://respondendo.ibge.gov.br/