Apucarana

Cemitérios de Apucarana devem receber 20 mil pessoas

Compartilhe no WhatsApp

Os cemitérios municipais Cristo Rei, da Saudade e do Distrito de Pirapó devem receber mais 20 mil pessoas nesta quinta-feira (02/11). A estimativa é da Autarquia dos Serviços Funerários da Prefeitura de Apucarana (Aserfa) que, ao longo dos últimos dias trabalhou de forma intensa nos preparativos do Dia de Finados.

Além da manutenção geral, que é realizada periodicamente, o prefeito Júnior da Femac assinala que a prefeitura providenciou a instalação de banheiros químicos e tendas para proteção do sol ou da chuva. “Teremos uma programação de missas em vários horários e esta estrutura vai garantir que as pessoas possam acompanhar de forma confortável as celebrações”, comenta o prefeito.

Com relação ao comércio ambulante, só poderão atuar nas proximidades dos cemitérios aqueles previamente cadastrados e autorizados pelo município. “Haverá pontos de venda de flores, velas e alimentação na entrada principal e na lateral do Cemitério Cristo Rei e também na frente do Cemitério da Saudade”, afirma Dr. Ivan Silva, diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan).

O diretor-presidente da Aserfa, José Airton Deco de Araújo, relata que equipes de servidores municipais vão estar nos cemitérios orientando as pessoas sobre os cuidados com vasos e ramalhetes de flores. “Solicitamos que as pessoas retirem o plástico que fica ao redor dos vasos, evitando o acúmulo de água e contribuindo com o combate da dengue”, adianta Deco.

As missas, coordenadas pela Diocese de Apucarana, acontecem no “Cristo Rei” às 8 horas, 9h30, 11h, 14h, 15h30 e 17 horas, e no “Saudade” às 8h, 10h e 15 horas. “Haverá ainda duas celebrações no Cemitério Portal do Céu, às 9h30 e 15 horas”, informa Marcos Bueno, superintendente da Aserfa.

História – O Dia de Finados é celebrado em 02 de novembro no mundo ocidental. Isso ocorre desde a Idade Média, após essa data ter sido sugerida pelo abade Odilon de Cluny, na França do século X. Cluny sugeriu, no dia 02 de novembro de 998, aos membros de sua abadia que, todo ano, naquele dia, dedicariam suas orações à alma daqueles que já se foram. A ação de Odilo resgatava um dos elementos principais da cosmovisão católica: a perspectiva de que boa parte das almas dos mortos está no Purgatório, passando por um processo de purificação para que possam ascender ao Paraíso. De forma prática, além do caráter de homenagens póstumas a entes e amigos, a tradição religiosa tem como ponto principal estabelecer uma reflexão sobre o fim da vida e o significado do caminho dos mortos para a vida eterna.

PROGRAMAÇÃO DE MISSAS

Quinta-feira (02/11)
– 8 horas: bispo Dom Carlos (participação dos militares)
– 9h30: padre Sávio
– 11 horas: padre Antônio
– 14 horas: padre Rui
– 15h30: padre Nelson
– 17 horas: padre Alexandro

Cemitério da Saudade
Quinta-feira  (02/11)
– 8 horas: padre Marcos
– 10 horas: padre Edivaldo
– 15 horas: padre João

Cemitério Portal do Céu
Quinta-feira (02/11)
– 9h30: padre Vanderlei
– 15 horas: padre Vanderlei

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Dia da Mulher

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: