Apucarana

Catálogo de projetos de extensão apresenta soluções para demandas da comunidade em Apucarana

Compartilhe no WhatsApp

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Apucarana, apresentou nesta quinta-feira (16/05) o Catálogo de Projetos de Extensão. O objetivo é promover a integração entre universidade, governo, empresas e sociedade civil, apresentando soluções para demandas reais da comunidade. Na versão impressa, o catálogo possui 53 projetos. No entanto, como foi criado para ser um documento vivo, a versão online já conta com 56 projetos catalogados.

O prefeito Junior da Femac, que participou do evento de apresentação e recebeu um exemplar da versão impressa, lembrou do esforço para a conquista da universidade. “A UTFPR é fruto de luta e foi muito amada, desejada e esperada. É como se fosse um filho ou filha de Apucarana, que está crescendo e agora apresentando os seus projetos de extensão”, compara.

Junior da Femac destacou a luta dos empresários neste sentido, citando o empresário Jayme Leonel, que esteve presente no evento representando a Acia, o APL Bonés e o Sivale. “O fato do lançamento do catálogo acontecer nas dependências do Senac é também emblemático, pois significa o movimento da universidade indo ao encontro das pessoas e dos anseios da comunidade”, frisa Junior da Femac.

Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, reitor da UTFPR, reforçou que a extensão é um dos principais pilares da instituição de ensino. De acordo com ele, a aproximação com as comunidades é uma metodologia que vem sendo adotada cada vez mais, tanto no meio acadêmico quanto por órgãos de governo. “Além disso, na universidade conseguimos pela primeira vez equiparar o valor financeiro destinado para a extensão e não se faz extensão sem apoio da comunidade e sem apoio financeiro”, completa Schiefler, que agradeceu o apoio da Prefeitura de Apucarana na impressão dos catálogos.

O diretor-geral da UTFPR Apucarana, Marcelo Ferreira da Silva, afirma que o catálogo demonstra o papel exercido pela universidade na sociedade. “O catálogo é uma parte dos sonhos que são desenvolvidos dentro da instituição – pelos professores, servidores e acadêmicos – e que estão também voltados paras os interesses de demandas da sociedade”, reitera Ferreira.

Aloysio Gomes de Souza Filho, diretor de relações empresariais e comunitárias da UTFP,  lembra ainda que cada aluno da UTFPR precisa cumprir 10% da carga horária total em projetos de extensão.  “Os projetos de extensão têm por objetivo atender demandas reais da sociedade, gerando transformação social, impactos na formação e o protagonismo estudantil”, afirma Aloysio, acrescentando que os projetos são desenvolvidos em diversas áreas, como educação, cultura, trabalho, direitos humanos e justiça, meio ambiente, tecnologia e produção.

Patrícia Mara Gomes, responsável pelo Departamento de Extensão da UTFPR Apucarana, informa que os projetos abrangeram os cursos de graduação: Design de Moda, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Têxtil, Química (licenciatura).

Juntamente como o catálogo impresso, a UTFPR lançou um formulário online, no qual a comunidade poderá sugerir projetos de extensão, indicando o curso ou área temática a que essa demanda está relacionada. “O catálogo é um documento vivo que será constantemente atualizado. A versão impressa tem 53 projetos e, uma semana depois, já são 56 e que constam na versão online que poderá ser acessada pelas pessoas”, explica a responsável pelo Departamento de Extensão da UTFPR.

Após a entrega oficial do catálogo, foram apresentados diversos projetos de extensão desenvolvidos, como o de modelagem em 3D de  órteses e próteses, o de implantação de jardins verticais de plantas alimentícias não convencionais (PANCS), o de chatbot para aplicação em micro e pequenas empresas, o de cursos de capacitação para pessoas carentes ou em situação de rua e o de conscientização sobre os perigos da eletricidade e a necessidade de manutenções preventivas.

Pref. de Apucarana

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia das Mães

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Noite de Queijos e Vinhos

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: