Notícias Geral

CastraPet Paraná encerra atividades de outubro em Bandeirantes, nesta semana

CastraPet Paraná encerra atividades de outubro em Bandeirantes, nesta semana
CastraPet Paraná encerra atividades de outubro em Bandeirantes, nesta semana
Compartilhe no WhatsApp

26/10/2021

O castramóvel passou por sete municípios neste mês. Ao todo, foram esterilizados 855 cães e gatos, uma média de 147 por município. Nesta quarta e quinta-feira (27 e 28), o programa chega a Bandeirantes, onde são esperados 116 animais.

Bandeirantes, no Norte Pioneiro, é o último município deste mês a receber o Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos, o . Ao todo, 116 animais são esperados pelos veterinários nesta quarta e quinta-feira (27 e 28).

O CastraPet é um programa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), desenvolvido em parceria com os municípios, responsáveis pelas inscrições das famílias beneficiadas.

Em seis municípios o programa viabilizou a esterilização de mais de 850 pets somente neste mês de outubro, atendendo Centenário do Sul, Santo Inácio, Colorado, Primeiro de Maio, Nova América da Colina e Cornélio Procópio. Atualmente, no segundo ciclo, o CastraPet Paraná vai chegar a 80 municípios.

No primeiro ciclo, a ação aconteceu em 45 cidades, com cerca de 15 mil animais castrados. De acordo com o secretário Márcio Nunes, o programa é uma maneira de promover a saúde única no Estado, que engloba a saúde humana, animal e ambiental. “Muitas doenças são provenientes da convivência do homem com o animal e a esterilização é uma maneira de garantir a saúde e o bem-estar de ambos”, afirma.

O secretário destaca, ainda, que é uma ação voltada a famílias de baixa renda e instituições que cuidam de animais abandonados. “Os animais saem da cirurgia com o medicamento para a recuperação dos pets e um microchip eletrônico para a identificação do animal”, acrescentou.

– Ao levar o pet para a cirurgia, o tutor recebe orientações pós-cirúrgicas e sobre cuidados necessários, remédios para a recuperação do animal, como antibióticos, entre outras.

Antes do procedimento, os animais devem estar em jejum absoluto (comida e água) de oito horas. Isso é fundamental para que a esterilização aconteça com segurança, assim como a recuperação da anestesia.

Confira a agenda de castrações programada para novembro:

– Japira – dias 5 e 6.

– Ventania – dias 9 a 11.

– Curiúva – dias 11 e 12.

– Santo Antônio da Platina – dias 12 a 14.

– Candói – dias 14 e 15.

– Guapirama – dia 16.

– Conselheiro Mairinck – dia 17.

– São Jorge d’Oeste – dias 17 e 18.

– Quatiguá – dia 18.

– Carlópolis – 19.

– Renascença – dias 20 e 21.

– Sengés – dia 21.

– Capitão Leônidas Marques – dias 23 e 24.

– Salto do Lontra – dias 26 e 27.

– Planalto – dias 29 e 30.

CastraPet Paraná encerra atividades de outubro em Bandeirantes, nesta semana

Relacionado

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: