Vereadores de Apucarana aprovaram, em sessão extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira (18), o aumento do valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O reajuste aprovado de 11,9% foi proposto pelo Executivo Municipal e passou em primeira votação, restando ainda outras duas para aprovação final.
O vereador Vladimir José da Silva votou contra e as vereadoras Telma Reis e Aurita Bertoli não compareceram à sessão.
Pedido de vistas
O vereador Vladimir José da Silva havia pedido vistas por uma semana ao projeto de lei do Executivo que eleva em 11,9% o IPTU de 2017. Ele justificou que queria conversar com a assessoria jurídica da Câmara e com contabilistas para saber se seria permitido aumentar o IPTU acima do percentual da inflação do período.
“O país passa por um período de recessão e por isso votei contra o aumento do IPTU, que deve penalizar ainda mais o contribuinte”, argumenta Vladimir, que não conseguiu a reeleição.
Já o líder do prefeito Beto Preto na Câmara, Luiz Cordeiro Magalhães, justifica o aumento do valor do tributo lembrando que outras administrações “não tiveram a responsabilidade de atualizar o valor do IPTU por mera politicagem”.