Geral

Bolsa do Geração Olímpica incentiva jovens atletas a crescer em suas modalidades

Bolsa estadual do Geração Olímpica incentiva atletas a buscar níveis maiores em suas modalidades. Na foto, Fabiano Milano é referência no Judô internacional e seu filho Gustavo Milano seguiu os passos do pai - Curitiba, 25/06/2021 - Foto: Paraná Esporte
Compartilhe no WhatsApp

No programa Geração Olímpica, a categoria Estadual tem o papel fundamental de preparar atletas para alcançar níveis superiores em suas modalidades.

A linha destina bolsas para atletas entre 11 e 21 anos que frequentam e estão matriculados em estabelecimentos de ensino fundamental, médio ou superior no Paraná, e que são federados no Estado. Em 2021, serão 400 bolsas nesta categoria para atletas que buscam novos patamares.

De acordo com a coordenadora do Programa Geração Olímpica, Denise Golfieri, a bolsa tem o objetivo de dar um salto na carreira dos jovens atletas. “A categoria Estadual marca uma transição de fase desses atletas que têm entre 11 e 21 anos e que buscam se profissionalizar em seu esporte, ou seja, sair da fase de iniciação esportiva e alcançar aperfeiçoamento profissional”, destacou.

Maior programa de incentivo financeiro esportivo do País, é uma realização do Governo do Paraná, por meio da Superintendência do Esporte, com o patrocínio exclusivo da Copel. Na edição 2021 o investimento será de R$ 4,75 milhões.

Em seu regulamento, há sete categorias, divididas por faixas etárias, valores e características de competição: Formador, Técnico Formador, Estadual, Técnico, Nacional, Internacional e Olimpo.

UEL e Esporte ofertam curso de treinadores de paradesporto
EXEMPLOS – O judô é a modalidade com maior número de contemplados na categoria Estadual em 2021. Coincidentemente é o esporte que mais tem medalhas olímpicas pelo Brasil, o que mostra que a formação de excelentes atletas na modalidade continua.

Para exemplificar, uma história curitibana de paixão pelo judô passada de pai para filho. Fabiano Milano é referência na modalidade em nível internacional e seu filho Gustavo Milano foi contemplado com a bolsa Estadual.

“A prática do esporte é de suma importância para o desenvolvimento dos adolescentes e o Gustavo foi estimulado a gostar de esporte desde pequeno, o que é uma paixão de família, pois eu e meus irmãos somos atletas de alto rendimento”, contou o pai.

Fabiano Milano começou a praticar o judô aos 9 anos e aos 13 conquistou o primeiro campeonato paranaense. Depois, foi campeão brasileiro, alcançou a seleção e representou o Brasil em competições internacionais, chegando a disputar as eliminatórias olímpicas de 1992. O filho já trilha o mesmo caminho, se destacando na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude.

Esse resultado é fruto da dedicação do atleta em seus treinos, mas também do auxílio financeiro no esporte. “A bolsa Estadual é importante para o Gustavo e também para outros atletas, para continuar a treinar, auxílio que eu não tinha há 30 anos. Além disso, o valor ajuda na compra de materiais esportivos e estimula o atleta a seguir competindo e buscar objetivos maiores dentro da sua modalidade”, afirmou Fabiano.

Paraná tem dez atletas confirmados nos Jogos de Tóquio
É o que reforça o treinador do Gustavo, Alan Leandro Vieira, da AABB Curitiba, também contemplado pela bolsa Técnico, destinada aos técnicos que estejam treinando atletas ou equipes no Estado do Paraná, de modalidades olímpicas ou paralímpicas oficiais.

“Em 2021 temos três atletas contemplados na categoria Estadual e eu fui contemplado como Técnico. Esse apoio faz os atletas continuarem competindo. Eles buscam ser melhores a cada dia nos treinamentos para alcançar vagas nas seleções de bases e crescer no esporte, pois almejam sempre voos maiores”, explicou.

“Para os técnicos também é muito importante, não só financeiramente, mas neste momento de pandemia também é um apoio emocional para continuar lutando, ainda mais para quem tem família”, acrescentou.

LITORAL – Em Antonina reside uma jovem desbravadora de mares, a atleta Vitória Eduarda Pugsley, da vela, que também foi contemplada com a bolsa. A velejadora conta que sempre foi escoteira do mar, sente-se bem na água, e treina todos os dias na Baía de Antonina, um dos principais pontos turísticos do munícipio.

“Gosto demais dessa adrenalina, do contato com o mar e o barco, e a bolsa me ajuda justamente em questões de viagens para que eu possa participar de regatas pelo Brasil e aumentar o meu nível de competição”, disse.

Ela é a atual Campeã Paranaense Laser 4.7 2020, que é uma embarcação à vela de categoria olímpica, sendo a modalidade mais popular da vela. “Naveguei o Sudeste brasileiro representando o Paraná e quero desbravar ainda mais. A bolsa do Paraná Olímpico é um grande incentivo”, afirmou.

Paraná é referência nacional no paradesporto, ferramenta de reabilitação
RIO 2016 – A curitibana Carolyne Mercer Pedro começou a praticar ginástica artística com apenas quatro anos. Sua paixão pelo esporte cresceu e ela começou a se dedicar em tempo integral. Em 2011, no primeiro ano do então Programa Talento Olímpico do Paraná, hoje Geração Olímpica, Carol foi contemplada na categoria escolar, equivalente à bolsa estadual atualmente.

A atleta é treinada pela técnica ucraniana Iryna Ilyashenko, no Centro de Excelência de Ginástica do Paraná, em Curitiba, e participou dos Jogos do Rio 2016.

“Ser bolsista TOP2016 fez toda a diferença para que eu fosse a primeira reserva na ginástica artística na Olímpiada do Rio de Janeiro. Já alcancei muitos sonhos e tenho muitos pela frente e o Geração Olímpica sempre fez parte da minha trajetória”, contou Carolyne.

MARCO – O ano de 2021 celebra a décima edição (2011-2021) do programa Geração Olímpica. Neste período, mais de 10 mil atletas e técnicos tiveram a oportunidade de receber bolsas em forma de apoio financeiro. Ao longo desse período ajudou no desenvolvimento de suas carreiras e levou o Paraná ao status de referência nacional na área.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Dia da Mulher

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: