Início » Avenida Central do Paraná, em Apucarana, vai ganhar rotatória
Apucarana

Avenida Central do Paraná, em Apucarana, vai ganhar rotatória

Compartilhe no WhatsApp

Avenida Central do Paraná vai ganhar uma intercessão com rotatória. O equipamento será construído no cruzamento com a Rua Dom Pedro II, no Jardim Ponta Grossa, nas imediações da capela mortuária. A ordem de serviço para início das obras foi assinada nesta segunda-feira (13/01), em ato no gabinete municipal, pelo prefeito Júnior da Femac. O investimento é de R$149.989,45 mil e terá como responsável a Tapalam Construções e Empreendimentos Ltda, vencedora da licitação.

O objetivo da prefeitura, através da Superintendência de Segurança, Trânsito e Transporte do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), é disciplinar e dar melhor fluxo ao tráfego. “Este trecho da Avenida Central do Paraná tem um tráfego intenso e a construção da rotatória acarretará na diminuição do conflito, proporcionando conforto e segurança ao trânsito, para os comerciantes e moradores da região”, pontuou o prefeito Júnior da Femac.

Além da grande densidade populacional, citou Júnior, nos últimos anos – além da existência da Praça CEU e da Unidade Básica de Saúde Bolivar Pavão -, a via recebeu importantes obras públicas como a sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir), capela mortuária e, em fase de construção, está a nova sede do Fórum Trabalhista de Apucarana, o que aumentou o fluxo de veículos e exigiu o investimento.

Para a definição da intercessão em rotatória, explicou Júnior da Femac, a equipe técnica do Idepplan conduziu uma série de estudos. “Por falta de conhecimento, muitos sugeriram que fosse instalado um semáforo no local. Mas devido a existência da linha férrea, estava muito claro que não seria a solução, pelo contrário, traria ainda mais riscos para a população. A solução deveria trazer mais fluidez e a rotatória propicia isto”, detalhou o prefeito.

Definida a rotatória, um amplo estudo de levantamento de tráfego foi realizado para saber quantos e que tipos de veículos transitam pelo local diariamente. “Com isto foi possível dimensionar o tamanho e formato do equipamento que autorizamos construção e que estará preparado para suportar até trânsito de ônibus e carreta”, revelou o prefeito.

O raio da rotatória terá 10 metros com uma pista de 8 metros de largura. A área da rotatória e das ilhas compreenderá 392,40 m², serão 499,90 m² de calçadas e 1.611,80 m² de pavimentação e recape. “Um equipamento grandioso e bonito”, disse Júnior, frisando que a obra é mais uma marca da gestão Beto Preto. “Apucarana tem desde 2013 uma administração que pensa a cidade dos bairros para o centro, estabelecendo que todas os cidadão são importantes. A Apucarana onde o centro tinha flores e as ruas dos bairros tinham lama e poeira faz parte de um passado, deu lugar a uma gestão com planejamento, austeridade, seriedade e honestidade com os recursos públicos, que investe apenas com o que de fato é importante para a cidade”, concluiu Júnior da Femac.

Em nome da comunidade da região, o pároco da Paróquia Cristo Rei, padre Rui Fernando de Oliveira Santos cumprimentou a administração municipal pelo investimento. “Este projeto revela o olhar de cuidado da gestão pela comunidade. Uma obra bem pensada, que vai ajudar a salvar vidas”, pontuou o pároco.

Também prestigiaram o ato de assinatura da ordem de serviço o diretor-presidente do Idepplan, Lafayete dos Santos Luz, o superintendente de Segurança, Trânsito e Transporte do Idepplan, Carlos Mendes, secretários municipais e os vereadores Lucas Leugi, Mauro Bertoli, Franciley “Poim” de Godoi e José Airton “Deco” de Araújo. A empresa tem até 90 dias para concluir a obra.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Pousada Por do Sol

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Edital de Convocação – Clique

Kombucha da Si – Clique Vídeo

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: