Arapongas

Assentamento cria nova agroindústria

Compartilhe no WhatsApp

O Assentamento Dorcelina Folador, em Arapongas, comemorou 20 anos de existência nesta semana. Exemplo bem-sucedido de organização comunitária criada pelo Movimento dos Sem-Terra (MST), o assentamento marcou a celebração de duas décadas lançando uma nova agroindústria, voltada para o beneficiamento de frutas, verduras e legumes. Esta é a segunda agroindústria criada no local.

De acordo com Silvino Aurélio de Oliveira, coordenador do cultivo de hortifrúti que é realizado no assentamento, os investimentos para a criação desta nova agroindústria são da ordem de R$ 300 mil, partindo dos próprios assentados. “Com este dinheiro, fomos capazes de construir o prédio para abrigar a agroindústria e também fazer a instalação dos equipamentos para beneficiar os produtos que cultivamos”, destaca.

Já a aquisição dos equipamentos, que são responsáveis por automatizar serviços como descascamento, separação, seleção e embalo a vácuo, foi feita através de verbas do Governo Estadual. “Tivemos o apoio do Programa Mais Renda no Campo, da Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento (Seab), que existe para incentivar a agricultura familiar. Estamos muito felizes, pois esta nova agroindústria irá beneficiar muitas famílias aqui do assentamento, agregando valor aos produtos e gerando mais renda”, afirma Silvino.

Apesar de já estar instalada, a agroindústria de hortifrúti ainda não está funcionando plenamente. “Por enquanto, estamos fazendo apenas testes, para consumo interno. Isto acontece porque os trâmites burocráticos de licenças sanitárias ainda não foram finalizados. Acreditamos que, no início de maio, iremos começar a produzir para fora”, afirma Silvino. A produção mensal do assentamento fica em torno de 40 toneladas.

 

( Tribuna do Norte)

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: