O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) de Marilândia do Sul foi formando após assembleia realizada no Creas, na tarde desta terça-feira (28).
A secretária de Assistência Social, Vanessa Ferreira, destacou a importância do conselho na luta pelos direitos das mulheres. “Demos um passo muito importante, a criação efetiva do conselho dos direitos da mulher é de extrema relevância para que sejam implantadas e implementadas políticas públicas efetivas para mulheres. O avanço da mulher em todas as áreas é crescente, mas ainda temos um árduo caminho a trilhar , como por exemplo diminuir o índice de violência contra mulher, e hoje demos início ao conselho que vem de encontro para estabelecer, criar, fiscalizar ações voltadas para mulheres em nosso município”, explicou.
Durante a assembleia, uma palestra foi realizada com a presença da Sargento Cedimara e Cabo Clóvis do 10° Batalhão de Polícia Militar de Apucarana. Os policiais explicaram como funciona a Patrulha Maria da Penha e falaram sobre tipos de violência contra a mulher e como e onde elas podem procurar ajuda.
Conforme a secretária Vanessa, integram o conselho: representantes governamentais;
Secretaria de assistência social;
Secretaria de educação;
Procuradoria da mulher, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE;
Associação comercial de Marilândia do Sul;
Rotary Clube e Conselho da Comunidade.
O conselho foi eleito para atuar na cidade até 2026. Praticaram da assembleia secretários municipais, vereadores e a comunidade em geral.