Início » Arapongas tem menor índice de mortes violentas entre as cidades do PR
Arapongas

Arapongas tem menor índice de mortes violentas entre as cidades do PR

Compartilhe no WhatsApp

Divulgado por meio da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp), o relatório anual estatístico criminal de 2023 – que mostra dados referentes aos crimes que resultaram em mortes violentas intencionais – aponta que Arapongas, no Norte do Estado, está em posição de destaque entre os municípios com baixos índices, tanto entre as principais cidades do Paraná como também proporcionalmente a cada 100 mil habitantes por município (ranking geral).

Conforme os números, de janeiro a dezembro do ano passado Arapongas registrou quatro dessas ocorrências de natureza grave, sendo três homicídios dolosos/feminicídio e uma lesão corporal com resultado de morte. A lista incluiu ainda crimes como latrocínio (roubo seguido de morte) em que o município não registrou nenhuma ocorrência no período.

O secretário municipal da Segurança Pública e Trânsito (Sestran), Paulo Argati, afirma que os baixos índices representam a efetividade da gestão em segurança pública, fortalecida também através da integração entre as Forças de Segurança. “Se pegarmos as principais cidades do Paraná e fizermos uma média, Arapongas está no topo com menor registro, com índice de 3,03 – taxa a cada 100 mil habitantes proporcionalmente”, salientou.

1º SEMESTRE 2024

Dados positivos também em relação ao primeiro semestre de 2024. Conforme os dados apresentados através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) e a 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (7ª CIPM), as principais reduções – em comparativo com o mesmo período de 2023, são em relação às ocorrências de furto geral, com 623 registros em 2023, e 554 em 2024 (diminuição de 11%) e ocorrências de roubo em geral – 63 em 2023 e 41 em 2024 (redução de 35%). As ocorrências relacionadas ao crime de homicídio também seguiram em baixa – com um homicídio registrado no 1º semestre de 2023 e um no mesmo período deste ano.

PLANO

Desde 2017, Arapongas conta com o Plano Municipal de Segurança Pública, ação conjunta que une ações estratégicas das Forças de Segurança – Guarda Municipal (GMA), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, além da Defesa Civil, Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) e Poder Judiciário, propondo as diretrizes da segurança e planejamento estratégico através da ampliação dos serviços integrados.

Informações: TnOnline

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Noite de Queijos e Vinhos

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: