Arapongas

Arapongas soma 1.457 casos de dengue e aumenta efetividade nas ações de combate

Compartilhe no WhatsApp

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Controle de Endemias, divulgou nesta quarta-feira, 03, o novo boletim epidemiológico da dengue –  com dados de 24/03 a 30/03. Segundo os números, Arapongas apresenta 2.876 notificações, 1.457 casos confirmados da doença (sendo 1.382 casos autóctones e 75 importados), 17 em investigação, 1.402 negativos e um óbito.

O coordenador do Controle de Endemias, Valdecir Pardini, afirma o aumento dos casos positivos, e com isso, a ampliação da efetividade nas ações de combate ao mosquito. “ Temos intensificado as forças-tarefas por toda a cidade. As ações estratégicas consistem nos mutirões de limpeza em pontos de abandono, fundos de vales, terrenos, além do monitoramento em pontos estratégicos, visitas domiciliares e atividades de educação em saúde”, garante. Ainda conforme Pardini, o trabalho conjunto desenvolvido por meio da integração da Secretaria de Saúde, Secretaria de Obras e Secretaria do Meio Ambiente já resultou na retirada de mais de 300 caminhos de lixo de diversos pontos críticos – de março até agora.

“Uma força-tarefa coletiva da gestão municipal, mas é importante o envolvimento de toda a população. Cada um fazendo a sua parte”, reforça. A falta de aplicação do chamado “Fumacê” tem gerado questionamentos por parte da população. Pardini explica ainda o motivo da restrição do uso do inseticida. “Segundo a 16ª Regional de Saúde, da qual Arapongas pertence, tem nos repassado a falta geral do inseticida. Isso prejudica as nossas ações de bloqueios.

Contudo, enquanto não contamos com este método adicional de prevenção, precisamos ter as atitudes essenciais de contenção da dengue, com atitudes simples, mas eficazes. Não deixem parada, não deixem lixo acumulado, verifiquem os quintais e interiores das residências”, reforça Pardini.

Dicas Importantes:
– Mantenha a caixa-d’água fechada e limpa
– Não deixe água acumulada nas lajes
– Mantenha pneus em áreas cobertas até o descarte correto
– Mantenha o quintal sempre limpo e as lixeiras tampadas
– Lave os postes de água dos pets pelo menos duas vezes na semana
– Deixe a tampa do vaso sanitário sempre fechada.

DENUNCIE
Ajude a Prefeitura de Arapongas a fiscalizar! Em caso de denúncias, informações ou dúvidas por parte da população, basta acionar a Guarda Ambiental através do 153 ou a Secretaria do Meio Ambiente pelo 3902-1194.

Pref. de Arapongas

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: