Arapongas

Arapongas passa a contar com quatro semáforos em passagens de nível sensoreadas

Compartilhe no WhatsApp

Nesta semana, Arapongas recebeu a instalação de dois novos semáforos em passagens de nível sensoreadas, sendo uma parceria da Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) e a Rumo. Desta vez, os aparelhos foram instalados no cruzamento da Rua Patativa com a Avenida Maracanã e no cruzamento da Rua Pavão com a Avenida Maracanã. Já no primeiro semestre de 2023, dois pontos receberam os equipamentos: um na Av. Arapongas e outro na rua Abelheiro. Com isso, Arapongas passa a contar com quatro semáforos em passagens de nível sensoreadas. As implantações de sensores de inteligência artificial detectam a aproximação dos trens, bem como a instalação de semáforos integrados à tecnologia, favorecendo a segurança no trânsito, especialmente nestes cruzamentos da linha férrea.  “Mais um passo positivo para a prevenção de acidentes nos cruzamentos com a linha do trem em Arapongas. Um compromisso da gestão junto à segurança pública”, mencionou o secretário da pasta, Paulo Argati. Além disso, todos os semáforos em passagens de nível sensoreadas contam com monitoramento por câmeras, deste modo, a Sestran já tramita um ofício com a empresa responsável pelos equipamentos. A ideia é que todas as imagens do circuito sejam disponibilizadas em tempo real com a Centro de Monitoramento da Guarda Municipal de Araponga (GMA).

Os novos semáforos instalados ficarão no amarelo, com pisca intermitente, por cerca de 15 dias. O objetivo é que motoristas e pedestres se habituem à nova sinalização ao longo das duas próximas semanas. Após o período, os semáforos vão funcionar habitualmente.

Tecnologia Pioneira

As passagens de nível sensoreadas são uma tecnologia pioneira desenvolvida pela Rumo, maior concessionária de trens do Brasil. O objetivo inicial é trabalhar o projeto de forma educativa, avaliando o comportamento dos motoristas e pedestres utilizando o mesmo sistema de sinalização do trânsito rodoviário nos cruzamentos com a ferrovia. A empresa busca a homologação dessa sinalização junto às autoridades de trânsito e à Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para ampliar os testes no Paraná. Curitiba, Jandaia do Sul e, mais recentemente, Ponta Grossa, receberam o dispositivo. Abaixo, algumas dicas importantes para manter a segurança da população em locais onde há passagem de trens:

Dicas de segurança:

Motoristas

– Sempre pare o veículo antes de realizar a travessia e certifique-se de que não há trens se aproximando

– Para realizar uma travessia segura, tenha atenção redobrada à sinalização visual (placas de trânsito) e sonora (buzina da locomotiva)

– Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atravessar uma passagem em nível sem antes parar é infração gravíssima.

– Fique atento à sinalização de Pare, Olhe e Escute. Essa atitude salva vidas.

 Pedestres:

– Realize a travessia somente em passagem em nível (PN) oficial ou passarelas de acesso. Redobrando atenção para o sinal sonoro do trem e as placas de sinalização.

– Sempre mantenha distância segura dos trens, parados ou em movimento.

– Nunca ande sobre os trilhos, é uma prática imprudente e com risco de morte. Somente pessoas autorizadas podem circular em áreas operacionais da ferrovia.

– Nunca pegue carona nos trens e não pratique surfe ferroviário. São atividades ilegais que podem ocasionar graves acidentes.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia das Mães

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Noite de Queijos e Vinhos

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: