Arapongas

Arapongas garante recursos estaduais voltados aos idosos

Compartilhe no WhatsApp

Cumprindo agenda em Curitiba nesta terça-feira, 03, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, participou do ato em que o governador Carlos Massa Ratinho anunciou uma série de medidas  voltadas aos idosos paranaenses, entre elas, a sanção da lei estadual 21.685/2023 , que garante a reserva de passagens rodoviárias intermunicipais gratuitas ou com desconto para pessoas com 65 anos ou mais, além do repasse de e recursos para os municípios para acolhimento aos idosos, a criação de uma Central Judicial específica para a terceira idade e um programa de incentivo ao turismo da melhor idade. Os anúncios aconteceram na semana em que é celebrado o Dia Internacional da Pessoa Idosa, que ocorreu no domingo (1º). Nesta mesma data, o Brasil também celebra os 20 anos de criação do Estatuto do Idoso, que estabeleceu uma série de políticas públicas de proteção dos direitos dessa parcela da população. Segundo Ratinho Jr, as iniciativas anunciadas nesta terça se somam a outras que já estão em andamento no Paraná. “O último Censo demonstrou um crescimento populacional grande no Paraná, que se tornou o quinto estado mais populoso. E com o aumento da expectativa de vida, vamos ter mais idosos que crianças até 2030, então o Estado precisa estar preparado para atender a população com políticas públicas adequadas, o que vai desde o cuidado com a saúde até o entretenimento”, afirmou. Entre os destaques a construção de Condomínios para Idosos e do projeto-piloto da Cidade dos Idosos e Caderneta do Idoso para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Sérgio Onofre também enfatizou que Arapongas tem investido e aplicado em políticas públicas voltadas para a “Melhor Idade”. “ Vamos entregar mais dois novos CCI’s, que desenvolvem trabalhos socioassistenciais com os nossos idosos. A construção do Condomínio do Idoso de Arapongas tem ganhado ritmo. Além disso, temos um Conselho Municipal atuante que se soma com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Estamos cuidando daqueles que ajudaram a construir o nosso município”, afirmou o prefeito. Ainda neste sentido, Arapongas vai promover no dia 23 de outubro a abertura dos Jogos do Idoso (JIA) 2023. O evento integrado entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Esporte tem como objetivo proporcionar a socialização, a inclusão social e a prática esportiva entre os participantes e a comunidade em geral.

Para a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, o Paraná está na vanguarda nacional quando se trata de políticas públicas voltadas à terceira idade. “Desde a criação de uma secretaria específica para tratar desse público, passando pela sanção da nova lei estadual da gratuidade no transporte, além das políticas em andamento, o Paraná demonstra a atenção com os idosos”, declarou.

“Teremos, a partir desta terça, uma estrutura para a resolução de conflitos envolvendo idosos, além de garantir R$ 10 milhões em repasses para o acolhimento aos idosos mais carentes nos municípios e para um projeto de viagens para que eles conheçam as riquezas turísticas do Estado”, completou.

 

 
 
 

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

“SÓ VIVE O PROPÓSITO QUEM SUPORTA O PROCESSO”

Feliz Natal

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

Vagas – Clique Imagem

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: