Arapongas

Arapongas encerra ações do Setembro Verde com palestra aos profissionais da saúde

Compartilhe no WhatsApp

Terminou ontem, 27, a programação da campanha Setembro Verde – que tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. O cronograma iniciado no último dia 1, contou com atividades específicas, como: lançamento oficial com ato em frente ao Paço Municipal, palestras cujo tema trataram do Processo de Trabalho na doação de órgãos e tecidos para transplante; Processo de Trabalho na doação de órgãos e tecidos para transplante – Bloco Cirúrgico; Cine CIHDOTT – Eu, Você e o processo de doação (Vídeo Institucional – Etapas do protocolo de morte encefálica); Sensibilização frente à doação de órgãos e tecidos para transplante; Sensibilização Interna; Encontro de Ação de Graças para famílias doadoras e o processo de doação de órgãos no Brasil Dia Nacional de Doação de órgãos. E boa parte, o público-alvo enfermeiros supervisores e administrativo do Honpar, Enfermeiros e técnicos de enfermagem do Centro Cirúrgico do Honpar, equipe multidisciplinar das Unidades de Terapia Intensiva, secretários e profissionais de Saúde da 16ª RS, familiares de doadores e Equipe Multidisciplinar da Atenção Primária à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Nos dias 26 e 27 de setembro, os profissionais acompanharam o curso ministrado pela Enf. ME. Elza de Lara Bezerra. Instrutor: Enf. ME. Leandro Saldivar e Enf. Sandro R. de Oliveira.

As atividades foram uma parceira da Prefeitura de Arapongas, Hospital Norte Paranaense – Honpar, Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Unopar e Sesa.

O secretário da pasta, Moacir Paludetto Jr, enalteceu os esforços dos envolvidos, reforçando a importância de ações e efetivas e permanentes sobre o tema. “ O Setembro Verde vem para conscientizar as famílias para que conversem sobre essa forma de doação. Além da população em geral, podemos capacitar ainda mais os profissionais da saúde de Arapongas. Numa forte corrente, que conscientiza, incentiva e que salva vidas”, disse.

VOCÊ SABIA?

Arapongas instituiu dia municipal do doador de órgãos e tecidos

Desde o ano passado, passou a fazer parte do calendário de Comemorações Oficiais do Arapongas o Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos, também conhecido como o “Dia Verde”, a ser celebrado anualmente no dia 27 de setembro. A lei nº. 4.997, de 24 de setembro de 2021, foi sancionada pelo prefeito Sérgio Onofre. INICIATIVA – A servidora municipal, Elda Barros, foi uma das grandes incentivadoras para a criação do Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos, projeto que passou pela Câmara de Vereadores, sendo provado por unanimidade. “ Há oitos anos perdi um filho. E nesse momento de dor fui orientada a doar os órgãos do meu filho. Não foi uma decisão fácil, na hora. Mas mesmo assim aceitei que fosse doado os órgãos dele. E com esse ato, ajudamos a salvar outras nove vidas. E desde então, eu sou grande incentivadora desta atitude. 

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: