Arapongas

Arapongas é destaque no Prêmio Cidades Excelentes por desenvolvimento e mobilidade urbana

Compartilhe no WhatsApp

Arapongas foi finalista em duas importantes categorias do Prêmio Band Cidades Excelentes, promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila: o município foi finalista nas categorias Infraestrutura e Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Econômico. O vice-prefeito e secretário de Obras, Jair Milani, representou o prefeito Sérgio Onofre na solenidade de entrega do prêmio, na noite desta quinta-feira (21), em cerimônia no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. “Nós concorremos na faixa dos municípios com mais de 100 mil habitantes e nas duas categorias a cidade vencedora foi Maringá. É um critério meio questionável, pois Maringá tem mais de 430 mil habitantes, mas o fato de Arapongas ter sido finalista nessas duas categorias mostra que o potencial econômico do município e os investimentos pesados da prefeitura em infraestrutura e mobilidade urbana estão projetando Arapongas no Paraná e no Brasil”, avalia Milani.
A premiação, realizada pela primeira vez neste ano, reconhece e incentiva propostas de gestão pública que procurem melhorar a qualidade de vida nos municípios. As cidades são premiadas em seis categorias: geral, eficiência fiscal, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e desenvolvimento socioeconômico. O secretário estadual de Educação, Renato Feder, representou o governador Ratinho Júnior no evento.
AVALIAÇÃO– Para indicar os finalistas, o Instituto Aquila avalia todos os 5.570 municípios brasileiros com indicadores específicos em cada categoria. João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes, explicou que esta primeira edição do prêmio é resultado de 13 anos de planejamento e aperfeiçoamento da metodologia utilizada pelo instituto.
“Buscamos fazer o Oscar da gestão pública, procurando premiar quem melhor cuidou do seu município sob vários ângulos. Para isso, tivemos que buscar dados em todos os municípios brasileiros, padronizando e parametrizando as informações para poder comparar um serviço feito em uma cidade pequena com aquele de uma cidade grande”, ressaltou.
Na categoria de infraestrutura, por exemplo, foram avaliados a oferta de serviços coletivos urbanos, o percentual de abastecimento de água e a frota de veículos por habitante. Já o desenvolvimento econômico leva em conta o PIB per capita, o índice GINI e a porcentagem da população economicamente ativa empregada, entre outros. O prefeito Sérgio Onofre disse que Arapongas tende a se destacar ainda mais nas próximas edições. “No primeiro mandato, tivemos que correr atrás de coisas básicas, como a reforma e equipamentos das escolas e unidades básicas de saúde, infraestrutura e mobilidade urbana. É neste novo mandato que estamos iniciando o trabalho de projetar Arapongas para o futuro”, garante o prefeito.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Feliz Natal e Próspero Ano Novo

André Mendonça – Novo Ministro STF

Fala Aí – 87,9 FM

Fim dos Pedágios Pr

JR Martelinho de Ouro

Atom Academia

Clique na Imagem p/Ampliar

Jornal Edição de Notícias

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: