O auditório do Paço Municipal reuniu diversos representantes do Poder Público e Sociedade Organizada para discutir a preservação das nascentes do município a pedido do Grupo Gestor da Bacia dos Apertados. O prefeito Padre Beffa, secretários municipais, vereadores, produtores rurais e representantes do CONDERA (Conselho de Desenvolvimento Rural de Arapongas), COMDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e Grupo Gestor da Bacia dos Apertados estiveram presentes ao encontro.
Durante a reunião, os representantes do Grupo Gestor puderam falar sobre todos os esforços já realizados para a despoluição das zonas de mananciais no município e da atual situação em que se encontram nossas nascentes. Eles falaram sobre as condições da água em Arapongas e garantiram que, com esforço coletivo, ainda há tempo para evitar que a ocupação e poluição da Bacia dos Apertados gerem grandes custos para o município.
Após as apresentações, houve a oportunidade de perguntas e sugestões a todos os participantes do encontro, que teve como objetivo principal, o reconhecimento da necessidade de mobilizações e esforço coletivo para resolver os problemas ambientais da Bacia e também a necessidade de envolver a comunidade nas discussões e também no cuidado da nossa água.
Para o secretário municipal de meio ambiente Vanderlei Sartori a necessidade de mobilização é urgente. “A preocupação com o abastecimento público de água e a saúde da população deve estar acima de qualquer interesse privado”, afirmou o secretário.
O prefeito Padre Beffa demonstrou preocupação com o tema da reunião e garantiu que a administração está a disposição para buscar alternativas que garantam a saúde de nossas águas. “A água é um bem precioso e somos abençoados por ter em nossa cidade tantas nascentes. Precisamos realizar um esforço conjunto para cuidar e recuperar nossas fontes”, disse o prefeito.