Arapongas

Arapongas anuncia mais duas creches: uma no Paulino Fedrigo, outra no Residencial Bem Viver

Compartilhe no WhatsApp

Arapongas foi uma das cidades contempladas a receber recursos estaduais para a construção de novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s). O anúncio oficial foi feito nesta segunda-feira, 10, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, durante evento em Curitiba.

Serão construídas 300 creches em 258 municípios paranaenses para atender crianças de 0 a 3 anos. Com investimento de R$ 391,4 milhões, é o maior pacote da história voltado à infraestrutura de educação infantil do Paraná e o maior do País, com a previsão de atender entre 10.200 e 13.800 crianças. “É o maior programa de construção de creches do Brasil, que mostra a preocupação do Governo do Estado com a primeira infância, que é a fase da vida em que a criança tem a maior capacidade de absorver conhecimento”, salientou o governador. “Esse programa também resolve o problema daquela mãe que muitas vezes acaba perdendo uma vaga de emprego por não ter um lugar adequado para deixar seu filho. Agora ela vai ter um bom lugar, onde ele vai aprender e vai ser bem cuidado”, declarou Ratinho Jr. 

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, também marcou presença no evento e comemorou a boa notícia. “Isso significa redução nas filas de espera e educação de qualidade para os nossos pequenos”, disse. Ainda conforme Onofre, os locais para a construção das novas instituições já foram definidos. “Já tínhamos um estudo em andamento e concluímos que os novos CMEI’s serão implantados no Residencial Bem Viver e outra no Jardim Paulino Fedrigo, ampliando o atendimento de uma demanda alta, com pontos bem distribuídos na cidade”, afirmou. Sérgio Onofre também destacou a participação do deputado estadual Pedro Paulo Bazana, na liberação dos recursos. “O Bazana tem sido um grande parceiro da nossa administração e do município de Arapongas”, acrescentou Sérgio Onofre.

Ainda conforme o Governo do Paraná, os recursos são fruto de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Família e a Casa Civil, com aporte do Tesouro Estadual, do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e da Assembleia Legislativa do Paraná. O dinheiro será depositado diretamente nos fundos municipais e as prefeituras serão responsáveis pela licitação. Cada unidade deve receber cerca de R$ 1,3 milhão.

O investimento também vai fortalecer a Política da Primeira Infância no Paraná, conforme a Lei Estadual 21.870/2023, que prevê a implantação do programa Infância Feliz e que, entre outras ações, trata da construção desses espaços. O Estado tem um dos menores índices do País de crianças de 0 a 3 anos que não frequentam a creche, além de ter o segundo melhor índice de alfabetização de crianças do País.

PROJETO
As creches deverão ser construídas em terrenos com pelo menos 1,2 mil metros quadrados, que serão destinados pelas prefeituras. O projeto arquitetônico será doado pelo Estado para as administrações municipais contratarem e executarem as obras.
O projeto padrão tem 456,86 metros quadrados e foi elaborado observando as normas sanitárias, escolares e de bem-estar infantil. Os espaços contarão com três salas de aula, uma brinquedoteca, dois banheiros com fraldários, quatro banheiros comuns (incluindo PCDs), um solário, um pátio coberto, um jardim sensorial, uma sala de amamentação, um lactário, um refeitório, uma cozinha industrial, dois vestiários, uma sala de diretoria, uma sala de secretaria, uma sala de professores e duas despensas. As creches terão capacidade para atender 36 crianças por período.
Além disso, as creches foram projetadas para facilitar a ampliação em caso de necessidade da prefeitura. Para isso, não será necessário derrubar paredes – a basta construir um anexo que também está dentro do projeto. Com a ampliação, a capacidade de atendimento sobe para 46 crianças por período. (Com informações da AEN)

 

Prefeito Onofre e dep. estadual Bazana.
Prefeito Onofre e dep. estadual Bazana.
Superintendente da SAM, Jr Weiller e Sérgio Onofre.
Superintendente da SAM, Jr Weiller e Sérgio Onofre.
 

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Noite de Queijos e Vinhos

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: