Arapongas

Arapongas abre Semana do Trânsito e reforça para ações de conscientização

Compartilhe no WhatsApp

A Prefeitura Municipal de Arapongas abriu nesta segunda-feira, 18, atividades da Semana Nacional do Trânsito 2023, que traz como tema: “No Trânsito, escolha a Vida”.  A solenidade aconteceu no Cine Teatro Mauá, reunindo secretários municipais, vereadores da base aliada, representantes das Forças de Segurança e alunos da Rede Municipal. Em uma parceria estratégica, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito e Secretaria Municipal de Educação têm desenvolvido diversas ações, favorecendo e ampliando a conscientização para um trânsito mais seguro, envolvendo desde os pequenos alunos até o público adulto. O secretário da Segurança, Paulo Argati, reforça que a Semana Nacional do Trânsito enfatiza o trabalho feito ao longo de todo o ano. “O município tem feito um trabalho amplo e integrado que traz questões importantes de trânsito durante todos os meses. Através de fiscalizações, palestras, ações educativas e investimentos em infraestrutura, sistema viário, monitoramento, entre outros. Mas o principal é que cada um de nós, como pedestres e motoristas tenhamos atenção e priorizemos a vida”, salientou. Ainda conforme Argati, durante a Campanha Maio Amarelo, mais de 5 mil pessoas foram alcançadas diretamente através das campanhas de trânsito em Arapongas. Outros dados também apresentados por ele mostram que, até julho deste ano, o município tem o registro de quase 95 mil veículos. “É um alto número de veículos somente aqui da cidade. Além disso, dados da Medicina do Tráfego mostram que 90% dos acidentes no país são cometidos por falha humana. Ou seja, a responsabilidade de melhorar o trânsito é de cada cidadão”, pontuou.

Ações educativas – Neste sentido, a Guarda Municipal deu apoio para a Secretaria de Educação durante a realização do “Concurso de Paródias”. Com a participação de todas as escolas municipais, os estudantes dos 4º anos desenvolveram projetos; através da música, com temas relacionados à segurança no trânsito. Ao todo, 42 trabalhos foram inscritos, sendo selecionados os três melhores – por meio de comissão julgadora (participação das representantes da Educação: Graça Maria Martins, Daniele Stein e Rosangela Alvarenga Morassutti. E da Segurança, Drª.Aline Graziele de Oliveira). Na oportunidade, os finalistas foram apresentados ao público. A secretária da Educação, Cristiane Rossetti, falou da dedicação de todos os envolvidos. “Nossos alunos, com a apoio dos seus professores e equipes pedagógicas foram muito dedicados. Tivemos lindas paródias e, mais do que isso, aliamos educação e segurança”, disse.

Classificação dos alunos:

– 1º lugar: Escola Municipal  Profª. Antonica Giroldi Franciosi. ALUNO: Luiz Gustavo Campanhol Belarmino, com a Paródia “Bom Motorista”/ música original “Boiadeira”.

– 2º lugar: Escola Municipal Antônio Moraes de BarrosALUNO: Charles Richardy Marques Ferreira, com a Paródia   “ Trânsito não é brincadeira” / música original “ Sinta a Vibração”.

– 3º lugar: Escola Municipal Professora Nereide de Souza CamargoALUNA: Yasmin Burssed de Cabral, com a Paródia “Amigo motorista”/ música original “ ciranda cirandinha”.

Os três alunos classificados foram premiados com bicicletas.

AGENDA

Dentro desta semana – de 18 a 25 de setembro, a Guarda Municipal de Arapongas (GMA) e Polícia Militar vão realizar atividades de conscientização, resgate da cidadania no trânsito e o desenvolvimento no convívio social no espaço público. 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia das Mães

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Noite de Queijos e Vinhos

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: