Apucarana

Apucarana:Rede de Mulheres Solidárias capacita 16ª turma

Compartilhe no WhatsApp

O número de integrantes da Rede de Mulheres Solidárias em Apucarana não para de crescer. A capacitação da 16ª turma do Projeto de Economia Solidária e Protagonismo Feminino reuniu, hoje (14), 30 mulheres no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A data da capacitação foi marcada pela visita de uma equipe do Departamento de Assuntos Comunitários da prefeitura de Ponta Grossa e do Instituto União de Associação de Moradores e Condomínios daquele município que veio conhecer o projeto de Economia Solidária de Apucarana.

“Estamos trabalhando no processo para implantar em Ponta Grossa iniciativas sólidas e reais que possibilitem as mulheres obter uma renda complementar ou total no seu orçamento. E a ideia foi vir aqui conhecer o projeto de economia solidária de Apucarana. Estou saindo daqui vislumbrada com o projeto”, afirma Juliana Maciel, convidada para ocupar o cargo de diretora de Projetos e Convênios da prefeitura de Ponta Grossa.

Já o diretor de Assuntos Comunitários da prefeitura de Ponta Grossa, Paulo Sérgio Santos, disse que estava em Apucarana para conhecer uma iniciativa que está dando certo e que possa contribuir para o desenvolvimento de atividades semelhantes no seu município. “Aqui é realizado um trabalho humanizado. As pessoas envolvidas são apaixonadas pelo que estão fazendo e isso contribui muito para a receita de sucesso desse projeto em Apucarana”, comenta Santos.

A comitiva de Ponta Grossa, também integrada pelo representante do Instituto União de Associação de Moradores e Condomínios, Everton Maurício Soares, que conta com 170 associações afiliadas, conheceram o Espaço Mulher, onde são comercializadas a produção da Rede Mulheres Solidárias, participaram da capacitação no Polo da UAB e ainda conheceram um empreendimento solidário.

Contando com a assessoria da Colmeia Projetos Sociais, o Projeto de Economia Solidária é desenvolvido pela Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família (SEMAF). “Hoje, Apucarana encontra-se numa posição de destaque nas ações de economia solidária e atrai coordenadores de projetos de outros municípios. Eles vêm para entender o processo de autogestão da Rede de Mulheres Solidárias que hoje já conta 360 integrantes”, afirma a secretária da SEMAF, Denise Machado.

No final do ano passado, o projeto “Rede de Mulheres Solidárias e Protagonismo Feminino” de Apucarana foi vencedor geral da 4ª edição Prêmio Gestor Público do Paraná. Promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), o prêmio valoriza e incentiva iniciativas de gestores públicos que trazem como resultado a melhoria da qualidade de vida da população e que servem de exemplo para todos os municípios paranaenses.

O que é o projeto

Com os trabalhos iniciados há quase três anos, o Projeto Economia Solidária e Protagonismo Feminino de Apucarana tem como objetivo principal criar possibilidades de trabalho e renda. Até o momento, a Rede de Mulheres Solidárias conta 360 mulheres capacitadas. A iniciativa já formou dezenas de empreendimentos solidários nos ramos gastronômicos, artesanatos diversos, confecções, marcenaria, plantas medicinais e ornamentais, beleza e estética, entre outros. Além de participação em eventos municipais, a rede possui duas unidades públicas de comercialização. A Unidade I (Espaço Mulher) fica localizada na Rua Oswaldo Cruz, 432 – Centro, e a Unidade II, no Museu do Café no Distrito do Pirapó.

Interessadas em integrar a rede de mulheres solidárias devem telefonar para o número 3122-0457.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: