Apucarana

Apucarana planeja ações do Outubro Rosa

Compartilhe no WhatsApp

A Prefeitura de Apucarana deu início nesta terça-feira (26/09) à elaboração da programação local do “Outubro Rosa”, um movimento internacional que reforça junto à população feminina a importância sobre a realização periódica de exames preventivos de saúde, especialmente com foco nos cânceres de mama e do colo do útero.

A agenda de eventos municipais, que será fechada no início da próxima semana, foi pauta de reunião no gabinete municipal entre o prefeito Júnior da Femac e os secretários municipais Emídio Bachiega (Saúde), Denise Canesin (Mulher e Assuntos da Família) e Maurício Borges (Comunicação). “Teremos uma intensa programação que contará com a realização diária de dezenas de ações voltadas à promoção da saúde da mulher”, assinala o prefeito, enaltecendo a relevância do movimento. “Apucarana, que tem uma administração municipal que prioriza a criança, a mulher e o idoso, mais uma vez reforçará o chamamento para que a mulher procure atendimento na estrutura de saúde pública que Apucarana disponibiliza durante todos os meses do ano”, disse Júnior da Femac, enaltecendo o trabalho dos profissionais de saúde da Autarquia de Saúde. “Estrutura que conta com servidores que exercem um trabalho de resultados em prol da vida da população”, disse.

Além de uma ampla campanha de comunicação e distribuição de panfletos informativos sobre o “Outubro Rosa”, que neste ano terá como tema “Uma jornada de esperança”, estão previstas atividades diárias nas unidades básicas de saúde (UBS’s), nas escolas e CMEIS da rede municipal, Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Casa da Gestante, Grupos Conviver, edições do Programa Feira Verde, aulas de hidroginástica, entre outros locais.

“Teremos uma ação de lançamento do “Outubro Rosa” dia 6, além de grandes mobilizações no dia 17, no Sesc Apucarana, sensibilização em parceria com o Sesc e Câmara da Mulher Empreendedora; no dia 21, no Espaço das Feiras, ação junto ao “Sabadão da Família”; e dia 22, no Parque Municipal Jaboti, distribuição de bonés e brindes dentro do Programa Domingo no Parque”, revelou o prefeito Júnior da Femac. Segundo ele, assim que definida por completo, a programação vai estar disponível no site e rede sociais a prefeitura, além de divulgação pelos meios de comunicação da cidade.

O secretário Municipal de Saúde, Emídio Bachiega, assinala que o “Outubro Rosa” é uma ação importante. “Um período onde promovemos a conscientização sobre a importância da prevenção e compartilhamos na sociedade informações sobre como ter acesso aos exames e tratamento através do serviço público de saúde”, pontua.

A secretária da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin, frisa que a estratégia definida pelo prefeito Júnior da Femac visa levar a mensagem do “Outubro Rosa” a todos os espaços onde a mulher é atendida pela prefeitura. “Em uma grande sensibilização sobre a importância da prevenção. Este movimento, que iniciou na década de 90 com foco em um dos cânceres que mais vitima as mulheres, que é o de mama, ao longo dos anos ganhou novos contornos, chamando atenção para o câncer do colo do útero, e hoje é uma campanha que visa despertar a mulher para a importância do cuidado preventivo da saúde como um todo”, contextualizou a secretária.

Uma realização da Prefeitura de Apucarana, a agenda local do Movimento Outubro Rosa tem envolvimento das Autarquias de Saúde (AMS) e Educação (AME), Casa da Gestante e Secretaria da Mulher e Assuntos da Família (Semaf). Também participaram da reunião de planejamento a coordenadora da Casa da Gestante, Maria Aparecida das Neves (Cidinha), a superintendente da AMS, Ana Karine Alves Vieira e o superintendente do DTI, André Burin.

Pref. de Apucarana

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Noite de Queijos e Vinhos

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: