Apucarana

Apucarana estrutura cozinha-escola para levar capacitação gratuita a mulheres

Compartilhe no WhatsApp

O prefeito Júnior da Femac inaugurou nesta terça-feira (20/02) uma cozinha-escola junto ao Centro da Juventude Alex Mazaron, no Jardim Diamantina. Vinculado à Secretaria Municipal da Assistência Social, o espaço será utilizado para capacitações gratuitas direcionadas a pessoas em situação de vulnerabilidade social, principalmente de mulheres na condição de chefe de família ou vítimas de violência.

Batizado de “Cozinha Escola – Qualificando para o bem”, a implantação do projeto tem ainda parceria da Secretaria Municipal da Agricultura e foi possível através de um convênio com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab). O prefeito Júnior da Femac frisou que a partir de 2019 uma série de atividades passaram a ser integradas ao local (Centro da Juventude), que se tornou naturalmente em um centro de serviços à população.

“Além dos diversos programas direcionados aos nossos jovens, temos a hidroginástica, as atividades da Secretaria de Esportes, da assistência social. E com o crescimento da demanda já havia a necessidade de melhorias do refeitório e então veio esta oportunidade de trazermos a cozinha-escola, em parceria com o Governo do Paraná. Uma ideia que faz parte da Apucarana que dá certo, da verdade e de onde as conquistas acontecem com união. Da cidade em que o trabalho está no DNA das pessoas. Certamente, a partir das capacitações que aqui serão promovidas, muitas histórias de superação e sucesso serão concretizadas. Agradeço ao Governador Ratinho Júnior por mais este carinho com Apucarana”, disse o prefeito Júnior da Femac, destacando que mantém constante diálogo com o governador.

Entre os equipamentos que compõem a cozinha-escolar estão geladeira, mini câmara fria, modeladora de pães, cilindro laminador, fornos, fogões, pia de assepsia, purificadores de água, microondas e mesas em inox. Entre as obras de reforma do espaço, até então utilizado como refeitório, aquisição de equipamentos e contratação dos primeiros cursos de qualificação, o investimento é de R$ 326 mil.

“É a concretização de um projeto que vai oferecer oportunidades de capacitação e empoderamento para mulheres de nossa cidade. Este ambiente será um espaço dedicado ao ensino de gastronomia e confeitaria, proporcionando uma alternativa para iniciar geração de renda e enriquecer currículos para o mercado de trabalho”, destacou Jossuela Pirelli, secretária Municipal da Assistência Social, destacando que o Centro da Juventude funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 22 horas, conta com amplo estacionamento e segurança 24 horas. “Não é a cozinha-escola da secretaria da Assistência Social, é a cozinha de todas as secretarias, com o carimbo da gestão Júnior da Femac, que trabalha unida para entregar o melhor para a população”, pontuou a secretária, afirmando que neste primeiro semestre já estão agendados sete cursos de capacitação.

O primeiro curso da cozinha-escola, com início previsto para o dia 18 de março, será “Preparo de pizzas”. Com carga horária de 15 horas e vagas para 15 alunos, o conteúdo será ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

No ato de inauguração, a Câmara Municipal de Apucarana esteve representada pelo vereador Mário Felippe Rodrigues. “Em tudo nesta vida é imprescindível qualificação. Cozinhar é um dom, uma arte. E para servir, seja qual for a função, é necessário qualidade. Parabéns ao Município e ao Estado por investir na qualificação das pessoas”, disse o vereador.

O chefe da Regional Apucarana da Seab, Cristovon Videira Ripol, esteve representado pelo engenheiro agrônomo Paulo Sérgio Franzini. “Sem o campo não vivemos. Por outro lado é na cidade que transformamos os produtos para alimentação. Espaços como estes, de capacitação, configuram-se de grande importância para a promoção da geração de renda, atendendo principalmente as necessidades das famílias mais vulneráveis”, salientou Franzini.

Presença – As bênçãos do novo equipamento foram realizadas pelo padre Luiz José de Oliveira, da Paróquia Cristo Rei, e pastor Elias Vieira. Também prestigiaram o evento o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), Wanderley Faganello, o secretário Municipal da Agricultura, Gerson Canuto, o gerente-executivo do Senac Apucarana, Lucas Salvalaggio da Silva, do gerente-executivo do Sesc Apucarana, Ronaldo Romani Ficagno, do presidente do Conselho Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), David de Brito, entre outras autoridades e representantes de entidades.

Pref. de Apucarana

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: