abacate teve um incremento de 19% na área de plantio e de 34,1% em produção no Paraná, nos últimos dez anos. Apesar de o volume estadual ainda não ser expressivo nacionalmente, é uma cultura importante, sobretudo na região Norte, onde a cultura se tornou uma especialidade em Apucarana e Arapongas, municípios responsáveis pela maior produção estadual da fruta.
abacate é cultivado em 15,3 mil hectares do território brasileiro. O Paraná é o terceiro maior produtor nacional, responsável por 9,7% das colheitas e produção de 26,4 mil toneladas de abacate em 1,3 mil hectares, o que representa 1,9% do volume da fruticultura estadual. Em 2019, o VBP somou R$ 4,9 milhões.
Nos últimos dez anos, o incremento foi de 19% em área e 34,1% em colheitas. A produção é concentrada na região Norte do Estado, que responde por 75% dos frutos no Paraná. Apucarana é o principal produtor, com 11,4% do volume estadual. O município de Arapongas, contíguo a Apucarana, vem em segundo lugar, com 8% da produção.
Segundo o técnico do Departamento de Economia Rural (Deral) do escritório regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), de Apucarana, Adriano Nunomura o incentivo à fruticultura está ampliando as áreas de plantio da cultura. Entre 2019 e 2020, a área plantada em Apucarana cresceu de 143 hectares para 193 hectares, um aumento em torno de 35%. Em Arapongas são 200 hectares de área plantada.“
O programa Terra Forte, desenvolvido pela Prefeitura de Apucarana, está incentivando a diversificação da produção rural também com a fruticultura e o abacate é uma dessas culturas que está sendo fomentada. Os bons preços que o produtor conseguiu no ano passado também são um incentivo para esse aumento de área”, comenta.
No ano passado, o abacate foi a 12ª colocada entre as frutas mais exportadas pelo Brasil. Foram enviadas 7,6 mil toneladas para o Exterior, o que rendeu US$ 13,2 milhões. “O abacate é um produto tão valorizado que, em anos anteriores, tivemos furto da produção em Arapongas, obrigando os produtores a contratarem seguranças para cuidar das lavouras”, comenta. Tradicional em Arapongas, a cultura tem até comemoração: a festa do Ovo e Abacate, cancelada no ano passado por conta da pandemia.
TN ONLINE