Apucarana

Apucarana distribui 12,6 mil kits de higiene bucal para crianças dos CMEIs e Escolas

Compartilhe no WhatsApp

A Prefeitura de Apucarana, por meio da Autarquia Municipal de Educação, da Autarquia Municipal de Saúde e do Programa Saúde na Escola (PSE), distribuiu hoje (29/2) kits de higiene bucal aos 12,6 mil estudantes matriculados nos 24 Centros Infantis (CMEIs) e 36 Escolas da sua rede. Cada criança, das turmas de Infantil 2 ao 5º Ano do Ensino Fundamental, foi contemplada com um estojo contendo escova, pasta e creme dental, além de uma garrafa do tipo squeeze.

O prefeito Junior da Femac acompanhou a distribuição dos produtos na Escola Municipal Senador Marcos de Barros Freire e no CMEI Maria dos Santos Gravena. “A Autarquia de Educação e a Autarquia de Saúde desenvolvem regularmente o Programa Saúde na Escola nas sessenta unidades de ensino da nossa rede. Por meio das atividades do PSE, os alunos aprendem sobre a importância da alimentação saudável, a prevenir doenças como a dengue e a Covid-19, a escovar corretamente os dentes, a fazer bochechos com flúor, entre outros conteúdos. Os hábitos que os meninos e meninas adquirem na infância os acompanham por toda a vida,” disse.

“Apenas os estudantes das escolas recebiam o kit de higiene bucal até o ano passado. Em 2024, entretanto, nós conseguimos ampliar a iniciativa e contemplar também as crianças dos CMEIs. O Programa Saúde na Escola completou quinze anos recentemente e o Ministério da Saúde promoveu uma grande festa em Brasília. Os coordenadores do PSE no nosso município foram convidados a participar do evento e compartilhar as experiências exitosas de Apucarana com gestores e técnicos de todo o país,” acrescentou a secretária de educação, professora Marli Fernandes.

O secretário de saúde, Emídio Bachiega, foi representado no ato pelo superintendente de Atenção Básica da AMS, Odarlone Orente. “Se hoje vemos muitos adultos com problemas dentários e até necessitando de implantes é porque eles não receberam uma educação para a higiene bucal na infância. A escovação correta dos dentes e o uso adequado do fio dental também contribuem para a prevenção de doenças porque algumas bactérias, que se proliferam na cavidade oral, podem alcançar o sistema circulatório e vir a afetar outros órgãos, como o coração,” explicou o superintendente.

O valor investido na compra dos kits de higiene bucal, com recursos provenientes do Programa Saúde na Escola, somou R$ 98.850,00.

Participaram também da entrega na Escola Municipal Senador Marcos de Barros Freire e no CMEI Maria dos Santos Gravena, Marcelo Machado da Ponte (coordenador-geral de Odontologia na AMS), Milena Caroline Pantaroto Hartwig (coordenadora de Odontologia na Atenção Básica na AMS), Adriana Prestes do Nascimento Palú (tutora docente dos Programas de Residência em Saúde da AMS), Paulo Ourives (coordenador do Programa Saúde na Escola na AMS), Evelyn Bispo e Vitor Bota (coordenadores do Programa Saúde na Escola da AME), entre outras autoridades.

Prefeitura de Apucarana

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: