Apucarana

Apucarana – Autarquia de Saúde retoma atividades de avaliação odontológica de estudantes

Compartilhe no WhatsApp

A partir desta sexta-feira (8/3), dentistas do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde na Família e do Centro de Especialidades Odontológicas vão retomar as visitas às escolas municipais de Apucarana, no ano letivo de 2024. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola, desenvolvido em parceria pela Autarquia Municipal de Saúde e a Autarquia Municipal de Educação.

“Durante as visitas, os dentistas realizarão um levantamento das condições de saúde bucal dos estudantes para organizar a demanda de atendimento clínico do SUS. As crianças que necessitarem de correção da posição dos dentes serão encaminhadas ao nosso Centro de Especialidades Odontológicas. Desde que esta ação começou em 2020, 681 meninos e meninas foram atendidos com a instalação gratuita de aparelhos ortodônticos,” detalhou o prefeito Junior da Femac.

A secretária municipal de educação, Marli Fernandes, destacou a amplitude do Programa Saúde na Escola. “Por meio desta iniciativa, os nossos estudantes aprendem sobre a importância da alimentação saudável e das atividades físicas, a prevenir doenças como a dengue e a Covid, a cultivar a paz e a cuidar da saúde auditiva, ocular e bucal. Em relação à saúde bucal, eles assistem a palestras com dentistas, aprendem a escovar corretamente os dentes e fazem bochechos semanais com flúor. Na semana passada, a prefeitura ainda repassou kits, contendo pasta, escova e fio dental, aos mais de doze mil alunos matriculados na rede municipal,” afirmou.

“A saúde bucal está diretamente relacionada com a qualidade de vida do indivíduo, pois ela interfere na capacidade mastigatória, na fonação, no padrão respiratório e até em questões de socialização. A iniciativa da Prefeitura de Apucarana, de instalação gratuita de aparelhos ortodônticos, tem como público-alvo estudantes com idades entre 9 e 11 anos. Por mês, nós atendemos de quinze a vinte crianças. E esse número só não é maior porque, infelizmente, alguns pais não levam seus filhos ao Centro de Especialidades Odontológicas na data agendada,” comentou o coordenador-geral da Odontologia da Autarquia Municipal de Saúde, Marcelo Machado da Ponte.

“Para nós da Atenção Básica, é uma satisfação termos mais esse serviço aproximando as crianças, por meio das escolas, do Sistema Único de Saúde. Essa ação certamente se desdobrará em um impacto muito positivo na saúde e no sorriso dos apucaranenses, por toda a vida deles,” acrescentou o superintendente da Atenção Básica da Autarquia Municipal de Saúde, Odarlone Orente.

As seguintes unidades de ensino receberão as visitas dos dentistas do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde na Escola e do Centro de Especialidades Odontológicas neste mês de março: Escola Municipal João Antônio Braga Côrtes (8/3), Escola Municipal Gabriel de Lara (12/3), Escola Municipal Professora Marta Pereira da Silva (15/3), Escola Municipal Professora Maria Madalena Côco (19/3), Escola Municipal Professor Durval Pinto (22/3), Escola Municipal Augusto Weyand (26/3) e Escola Municipal José Brazil Camargo (29/3).

Fonte: Prefeitura de Apucarana

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: