Apucarana

Apucarana alerta mulheres sobre exames preventivos de câncer de mama e de útero

Compartilhe no WhatsApp

Lideranças de diversos segmentos sociais participaram nesta segunda-feira (10), no Cine Teatro Fênix, do lançamento da Campanha Outubro Rosa, evento anual que chama a atenção das mulheres sobre a importância da busca periódica por exames de prevenção do câncer de mama (mamografia) e do colo do útero (Papanicolau).

A baixa procura pelos serviços em saúde, em especial dos relacionados à prevenção de doenças, é uma preocupação das autoridades e profissionais de saúde em todo o Brasil. Após explicar detalhes e objetivos da programação, o prefeito Júnior da Femac frisou que a queda na busca pelos exames preventivos foi agravada pelo advento da pandemia. Ele fez um apelo a cada liderança presente, no sentido de que atue como agente multiplicador da campanha, levando a mensagem do Outubro Rosa aos locais de trabalho e convívio social.

Ao abrir o evento, o prefeito Junior da Femac, disse que todas as lideranças e cidadãos presentes foram convidados para assumir uma importante missão. “Precisamos salvar vidas com a prevenção, por meio dos exames que, em Apucarana, não tem filas”, frisou o prefeito.

“Nossos servidores públicos já foram orientados a falar sobre o tema com todas as mulheres que procurarem as repartições públicas e cidadãs atendidas nas políticas públicas e programas desenvolvidos pelas diversas secretarias. Também vamos realizar uma busca ativa e levar conscientização às mulheres do campo”, informou. Conforme argumentou ele, para atingir mais mulheres, é preciso que a mensagem do “Outubro Rosa” chegue às igrejas, empresas, comércio, escolas, colégios e faculdades, e para que isso aconteça todos devem participar dessa missão, visando que mais mulheres busquem realizar os exames preventivos.

De acordo com dados de pesquisa recente, a busca por uma mamografia por mulheres com idade entre 40 e 49 anos teve queda acentuada entre 2018 e 2021, sendo de 18,3% em todo o Brasil, de 23,5% na região Sul do país, e de 30,6% no Paraná.

O lançamento do Outubro Rosa teve uma palestra de orientação e prevenção ao câncer de mama e o câncer de colo de útero, ministrada pela enfermeira Giordana Maronezzi. Ela explicou em detalhes todos os meios para fazer os exames na rede pública. “É preciso ficar atento aos números de casos de câncer que estão crescendo e deixam a saúde pública em alerta. Somente no ano de 2020, 17.825 mulheres morreram pelo câncer de mama; e outras 6.627 morreram pelo câncer de colo de útero”, comentou Giordana.

Encabeçada pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS) e Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, a programação do Outubro Rosa conta com mobilização de todas as secretarias municipais. O secretário Municipal de Saúde, Emídio Bachiega, reitera a importância de as mulheres realizarem os exames periodicamente. “A prevenção possibilita diagnóstico precoce, que representa maior probabilidade de cura. No caso do câncer de mama, a identificação no início representa 95% de chances de cura”, ilustra Bachiega.

Ao longo de todo este mês, o agendamento da mamografia e da coleta de preventivo está sendo realizado em horários especiais em todas as unidades básicas de saúde. De acordo com o secretário, basta a pessoa procurar a UBS mais próxima da sua residência. “Todas as Unidades Básicas de Saúde tem agenda aberta ao longo do ano para coleta de preventivo e solicitação da mamografia. Não há fila de espera desses dois exames em nosso município”, afirma Bachiega. Segundo ele, Apucarana realiza uma média de 500 exames preventivos ao mês. “As mamografias são cerca de 300 mensalmente, sendo que em 2021 foram liberados mais de 5 mil desses exames pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS)”, esclarece.

O evento, no Cine Teatro Fênix, teve a presença do vice-prefeito Paulo Vital; das secretárias Denise Canesin (Mulher), Maria Agar (Cultura), Ana Paula Nazarko (Assistência Social) e Marli Fernandes (Educação). Também prestigiaram o evento a vereadora Jossuela Pireli, e os vereadores Luciano Facchiano e Mauro Bertoli.

 – Entre as atividades previstas na agenda do Outubro Rosa em Apucarana estão previstos a Feira de Saúde, no Espaço das Feiras (15/10); o Dia “D” nas UBSs para agendamento de mamografia e coleta de preventivo (22/10; e a Feira da Mulher no Centro de Oficinas (27/10), além de iluminação especial (na cor rosa) de pontos turísticos e locais de grande circulação de pessoas.

LANÇA OUT ROSA 40 LANÇA OUT ROSA 10
LANÇA OUT ROSA 30

 

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: