Apucarana

Apucarana abre “Outubro Rosa” com mobilização e palestras

Compartilhe no WhatsApp

Uma atividade com servidoras públicas da Prefeitura de Apucarana marca, nesta sexta-feira (06/10), o início oficial da programação do “Outubro Rosa”, que neste ano tem como tema: “Uma jornada de esperança”. O ato público de apoio à causa, com início às 8h30, no Centro Cívico José de Oliveira Rosa, tem como objetivo alertar a sociedade para a importância dos exames preventivos, especialmente os relacionados aos cânceres de mama e de colo do útero.

Após a ação externa, a partir das 9h15, no salão nobre Michel Soni, no segundo andar do prédio central, as servidoras acompanham três mini-palestras voltadas à Saúde Integral da Mulher, sendo “Saúde íntima feminina”, com a fisioterapeuta pélvica Tayssa Rechi; “Cuidados com a pele”, com a Dra. Ligia M. M. Martin; e “Gratidão: o caminho da superação”, com Rosângela Leão. A agenda será encerrada com um café da manhã entre as participantes. “Outubro Rosa é um movimento de conscientização sobre o câncer de mama. É um período importante para falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, que é a mais comum entre as mulheres no Brasil. Em Apucarana, teremos uma agenda especial de ações, diversos eventos que vão levar informação sobre como ter acesso aos serviços em saúde oferecidos pela rede pública em Apucarana”, observa o prefeito Júnior da Femac.

Em recente estimativa, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) projeta 73.610 novos casos de câncer de mama para cada ano do triênio 2023-2025, sendo o segundo mais comum entre as mulheres, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Na programação do “Outubro Rosa” citada pelo prefeito, estão previstas atividades diárias nas unidades básicas de saúde (UBS’s), nas escolas e CMEIS da rede municipal, Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Casa da Gestante, Grupos Conviver, Restaurante Popular, edições do Programa Feira Verde, aulas de hidroginástica, entre outros locais. “Dentro desta ampla programação teremos eventos chaves, sendo dia 9, às 19 horas, no Cine Teatro Fênix, uma ação do programa de “Libra nas Escolas” da Autarquia Municipal de Educação (AME). No dia 17, no Sesc Apucarana, sensibilização em parceria com o Sesc e Câmara da Mulher Empreendedora; no dia 21, no Espaço das Feiras, ação junto ao “Sabadão da Família”; e dia 22, no Parque Municipal Jaboti, distribuição de bonés e brindes dentro do Programa Domingo no Parque”, elenca o prefeito Júnior da Femac.

A programação completa do “Outubro Rosa” está disponível no site e rede sociais a prefeitura. “Importante dizer que cada uma de nossas UBS’s vai desenvolver uma agenda de ações, por isso pedimos que a mulher busque mais informações na unidade de sua referência e participe”, orienta Dr. Emídio Bachiega, secretário municipal de Saúde. Ele alerta, contudo, que todos os atendimentos médicos serão realizados mediante agendamento. “No dia do atendimento na unidade (coleta do exame), será imprescindível a apresentação de documento de identificação com foto”, esclarece o secretário, reforçando que o “Outubro Rosa” é um período onde o poder público e outras entidades intensificam a importância da prevenção e diagnóstico precoce. “A AMS, em especial, compartilha na sociedade informações sobre como ter acesso aos exames e tratamento através do serviço público de saúde”, pontua Bachiega.

Uma realização da Prefeitura de Apucarana, a agenda local do Movimento Outubro Rosa tem envolvimento das Autarquias de Saúde (AMS) e Educação (AME), Casa da Gestante e Secretaria da Mulher e Assuntos da Família (Semaf).

Dicas para se prevenir do câncer de mama:
– Faça o autoexame mensalmente
– Realize a mamografia anualmente, a partir dos 40 anos
– Converse com seu médico sobre os riscos e benefícios da mamografia
– O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento do câncer de mama

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Dia da Mulher

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: