Arapongas

Apresentação de novos delegados e estatísticas marcam lançamento do Plano Municipal de Segurança de Arapongas

Compartilhe no WhatsApp

Nesta terça-feira, 31, durante solenidade no Cine Teatro Mauá, foi lançado o Plano Municipal de Segurança Pública 2023, que concentra atividades conjuntas entre a Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Conselho Comunitário de Segurança. O plano traz um planejamento estratégico, com mecanismos para a atuação das Forças de Segurança Pública de Arapongas, por ações independentes e integradas. Com a presença do prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, vice-prefeito Jair Milani, secretário de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), Paulo Argati, comandante da 7ª CIPM, major Israel Aparecido, do delegado chefe da 22ª Subdivisão de Polícia Civil, Dr. Maurício de Oliveira Camargo, e demais autoridades, o ato foi marcado também pela apresentação dos novos delegados que passam a atender no município, além de dados estatísticos que mostram queda nos índices de criminalidade. “Pelo sétimo ano, mostramos na prática que a integração das Forças de Segurança tem dado resultado”, disse Argati.
O prefeito Sérgio Onofre reafirmou a relevância que o Plano Municipal de Segurança tem apresentando nos últimos anos. “É uma integração que dá certo. Este é um modelo que deve ser seguido na prática, sendo referência para outras cidades”, ressaltou. Onofre falou ainda sobre o lançamento da Delegacia Cidadã e do Batalhão da PM, a serem anunciados durante vinda do governador Ratinho Jr, em abril. Ele também destacou outras conquistas já alcançadas dentro da área da segurança pública, como a construção do Centro de Detenção Provisória (DPC) – com investimento de R$ 7,3 milhões, financiado com recursos do Tesouro do Estado, demolição da Cadeia Pública de Arapongas, investimentos para o reaparelhamento da Guarda Municipal e Polícia Militar, criação da uma Casa de Acolhida para as mulheres vítimas de violência doméstica, já tramitando em licitação, entre outros. 

DADOS COMPARATIVOS
Na mesma oportunidade, foram apresentados também os índices da criminalidade referentes ao ano passado. No relatório apresentado pelo comandante da 7ª Cia Independente da Polícia Militar, major Israel Aparecido, o município apontou quedas na criminalidade em um comparativo entre 2021 e 2022. 
Entre os números mais relevantes, no que diz respeito aos furtos de residência, Arapongas registrou 272 em 2021 para 227 em 2022 (redução de 17%); furtos em comércio foram 259 em 2021 e 135 em 2022 (redução de 48%); aumento em roubos à residência de 54% (sendo registrados 13 em 2021 e 20 em 2022). Queda também nos roubos em comércio, sendo 39 em 2021 e 31 em 2022 (diminuição de 21%). 
Veículos recuperados tiveram aumento de 13%, sendo 126 em 2021 e 142 em 2022. Aumento no número de menores apreendidos (26%), sendo 43 em 2021 e 54 em 2022.  Os homicídios dolosos mantiveram os mesmos índices nos últimos dois anos: 11 em 2021 e 11 em 2022. 

TRÂNSITO
Os acidentes tiveram uma queda de 4%, com 936 em 2021 e 894 em 2022; feridos foram 442 em 2021 e 471 em 2022 (aumento de 7%); atropelamento envolvendo bicicletas teve aumento de 31% (39 em 2021 e 51 em 2022). 

NOVOS DELEGADOS
Dr. Maurício de Oliveira Camargo fez a apresentação dos novos delegados que compõem a 22ª Subdivisão. “Algo inédito em Arapongas, com a chegada de quatro novos delegados no município. Além disso, recebemos dois novos investigadores e um escrivão para a Delegacia da Mulher. Isso representa o resgate da representação da Polícia Civil em Arapongas”, disse. 

Os novos delegados são Anderson Seiji Kudo – Delegado Adjunto da 22ª SDP; Bruno Delfino Sentone – Delegado de Arapongas; Getúlio Torres – Delegado de Arapongas e Camila Costa – Delegada da Delegacia da Mulher de Arapongas.
Participaram também o procurador jurídico de Arapongas, Rafael Cita, comandante do Corpo de Bombeiros de Arapongas, capitão Wallacy Xavier, juiz supervisor do Fórum de Arapongas, Dr. José Foglia Jr, promotor de Justiça, Dr. Fernando Barbugiani, superintendente da GMA, Henrique Micheletti, Dra. Flávia Simon Fagundes, coordenadora administrativa da Promotoria de Arapongas, delegado chefe de Apucarana, Dr. Marcus Felipe da Rocha Rodrigues, delegada corregedora da Área Norte, Dra. Elaine Ap. Ribeiro, delegado chefe do Gaeco Londrina, Dr. Ricardo Jorge Rocha Pereira Filho, promotor da Comarca de Centenário do Sul, Dr. Renato dos Santos Sant’Anna, chefe da Divisão Policial do Interior, Dr. Lonevilto Theodoro Moreira, Dra. Renata Maria Sassi Fernandes Fantin, juíza da 2ª. Vara Criminal de Arapongas, conselheiro estadual da OAB, Dr. Vitor Al Majida, representante do Conseg, Paulo Penacchi, secretários municipais, vereadores da base aliada, alunos da escola de Soldados e Conselho Tutelar.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: