Região

Amuvi reforma estatuto e cria consórcio de gestão de recursos

Compartilhe no WhatsApp

A Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) apresentou ontem, em sessão extraordinária realizada na Câmara dos Vereadores de Jandaia do Sul, o resultado dos trabalhos realizados pela comissão especial que reformulou o estatuto da entidade. O novo texto, que foi aprovado pelos prefeitos presentes, moderniza e adequa a associação às leis estaduais e federais, além de criar um consórcio entre os municípios. A assembleia teve a presença de 18 dos 26 prefeitos da Amuvi.

A comissão foi formada pelos prefeitos de Ariranha do Ivaí, Augusto Aparecido Cicatto (PT); de Bom Sucesso, Raimundo Severiano de Almeida Júnior (PSDB); de Jandaia do Sul, Benedito José Pupio (PSC); de Rio Branco do Ivaí, Gerôncio José Carneiro Rosa (PTB); e de Rosário do Ivaí, Ilton Shiguemi Kuroda (PSC), acompanhados pelo presidente da entidade, o prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD). O grupo recebeu auxílio jurídico do advogado Giovani Rizzi.Beto Preto destacou os esforços dos prefeitos que integraram a comissão. “Gostaria de agradecer à comissão que reformulou o nosso estatuto. Eles fizeram um bom trabalho, elevando o patamar da nossa associação e nos igualando a outras grandes associações de municípios do estado. Vamos ganhar muito em termos de versatilidade e rapidez na criação de parcerias e termos de cooperação”, ressaltou.De acordo com os prefeitos que participaram da reformulação do estatuto, a criação do Consórcio Intermunicipal de Gestão da Amuvi (CIG-Amuvi) é um marco para a entidade. “A criação desta nova entidade jurídica irá auxiliar os municípios a se desenvolverem, sendo de grande importância para todos”, destacou Kuroda, de Rosário do Ivaí.

A partir do próximo ano, a associação e o consórcio atuarão de forma paralela, sem custos a mais para os municípios. A primeira entidade será, juridicamente, um órgão para fomentar, promover, induzir e capacitar o desenvolvimento. Já o CIG-Amuvi será o órgão executor, voltado para captar recursos, desenvolver projetos e realizá-los efetivamente.Raimundinho, de Rosário do Ivaí, explicou que municípios, principalmente de menor porte, têm dificuldades para conseguir investimentos. “Existem emendas parlamentares, por exemplo, que são exclusivas para consórcios. Nós estávamos perdendo verbas para as nossas cidades. O consórcio dará uma nova ‘cara’ para a Amuvi”.

Ofertas Molicenter Até 01/09

Explosão de Milagres 09 a 15/09

8ª Feijoada Beneficente 15/09

8ª Feijoada Com Música ao Vivo

As Cores do Samba

Instituto Quarks

Rádio Gospel Hits

Marmitaria Temperos da Vovó

Solução Informática e Tecnologia

Zé da Balada