Apucarana Paraná em Notícias

Amuvi apresenta carta de reivindicações ao senador Alvaro Dias

Compartilhe no WhatsApp

O senador Alvaro Dias participou nesta sexta-feira (08/07) da 377a reunião da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e recebeu da entidade uma carta de reivindicações. A Amuvi solicitou o compromisso do senador em diversas ações que contemplem a região, nas áreas de rodovias, recape e pavimentação, segurança, educação e transporte escolar, saúde, saneamento básico, industrialização e turismo.

Na carta apresentada ao senador, há reivindicações de todos os municípios da Amuvi. O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, pediu para constar no documento a conclusão do asfalto na PR 352 (Rodovia Irineu Sachelli), uma via alternativa que liga Apucarana, através do Distrito de Correia de Freitas, a Londrina. “A via tem cerca de 35 quilômetros de extensão, mas somente 18 quilômetros são pavimentados, restando ainda 17 quilômetros”, detalha Junior da Femac.

Outra reivindicação apresentada na carta é a estadualização da estrada Apucarana/Rio Bom. “A via tem um trânsito regional, com grande fluxo diário de trabalhadores, sendo muito importante para o desenvolvimento socioeconômico de Apucarana, Rio Bom e da região”, pontua Junior da Femac.

Durante a reunião, Junior da Femac também destacou projetos do senador e ações de Alvaro Dias enquanto Governador de Estado. Ao abordar a situação atual do País, Junior da Femac questionou o senador sobre medidas recentes do Governo Federal que vão acarretar perdas de recursos para os Municípios, impactando especialmente a cota-parte de ICMS das prefeituras. “O Governo Federal promete compensar os municípios, mais ainda não existe clareza em relação à fonte de recursos para compensar essas perdas”, disse Alvaro Dias.

O senador lembra que a redução do ICMS afeta combustíveis, energia elétrica, transportes coletivos e comunicações. “A redução foi para beneficiar o consumidor, no entanto é um benefício pequeno e transitório, pois não é uma medida definitiva. Nós precisamos trabalhar com medidas a longo prazo, como por exemplo defender refinarias brasileiras, sem precisar refinar o petróleo fora”, argumenta o senador.

UNIVERSIDADE DE PREFEITOS – A reunião da Amuvi, conduzida pelo presidente e prefeito de Ivaiporã, Luiz Carlos Gil, também tratou de outros assuntos, como a viagem de quatro prefeitos para a Suíça, onde participaram na sede da ONU do lançamento da Universidade de Prefeitos do Paraná. Na oportunidade, ONU e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) assinaram um termo de cooperação visando a capacitação dos gestores paranaenses.

Viajaram a Suíça os prefeitos de Cambira, Emerson Toledo Pires, de Faxinal, Ylson Alvaro Cantagallo, de Jandaia do Sul, Lauro de Souza Silva Junior, e de Jardim Alegre, José Roberto Furlan. Além de conhecerem projetos desenvolvidos em outros países, os prefeitos também puderam apresentar suas experiências. “Como resultado da viagem, fui convidado para apresentar em Nova York, no dia 13 de fevereiro, um projeto que dá suporte a adolescentes que tiveram uma gravidez indesejada”, informa o prefeito Gallo, de Faxinal.

TURISMO – O prefeito de Apucarana falou na reunião de ações que serão desenvolvidas, através da Amuvitur, para fortalecer o turismo regional. Entre elas, estão uma página na internet atrativa da Amuvitur e a colocação de diversas placas na região com os dizeres: “Você está no Vale do Ivaí, o coração do Paraná”.

Outra ação que será desenvolvida é a elaboração de um calendário regional de eventos e de produtos turísticos. “O objetivo é evitar conflitos de datas e maximizar resultados, buscando também ampliar a visitação entre os municípios da região. Os  municípios têm várias potencialidades que precisam ser exploradas, abrangendo o turismo rural, religioso, cultural e histórico, de aventura, gastronômico e de negócios. Há novos roteiros sendo criados, mas é preciso haver uma agenda comum para que esses roteiros se complementem”, ressalta Junior da Femac, acrescentando que também será importante a participação em feiras para divulgar os produtos turísticos do Vale do Ivaí.

AMUVI(EDSON DENOBI) (3)

AMUVI(EDSON DENOBI) (5)
AMUVI(EDSON DENOBI) (13)

 

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: