Uncategorized

Alunos do Projeto Crescer lançam segundo livro da trilogia “De Corpo e Alma”

Compartilhe no WhatsApp
Capa do livro Reencontro, segundo volume da trilogia “De Corpo e Alma”

Mais uma vez, os alunos do Projeto Crescer, de Arapongas, surpreendem. Nesta sexta-feira (29), às 19h30, será lançado através e uma live o livro “Reencontro”, segundo volume da trilogia “De Corpo e Alma”, escrito pelos alunos, sob a coordenação da professora Andressa de Oliveira Fante Reis, a colaboração da professora Thais Cunha Barreto e o apoio de Danielle Oliveira Naciso. São 490 páginas, através das quais os alunos puderam mostrar o quanto aprenderam não só na área de língua portuguesa e demais disciplinas, mas principalmente sobre a arte de contar história, prendendo o leitor capítulo por capítulo, numa trama divertida e envolvente. Capa e ilustrações internas são assinadas por Rafael dos Santos Calizotti ex-aluno do Projeto e hoje professor de desenho.
“Importante destacar que este volume também foi produzido a várias mãos e num cenário em que a pandemia começou a apresentar um quadro mais ameno, porém ainda capaz de impor cuidados e restrições, o que fez o processo ser ainda bastante desafiador”, afirma a professora Andressa de Oliveira.
O livro segue narrando a história de Helena, seus familiares e amigos, em uma Polônia do pós-guerra. Assim como o país, Helena e demais personagens não escondem as cicatrizes deixadas pelo conflito, nem a necessidade de superação para construir uma nova história. Ao longo dos capítulos, temas como racismo, desigualdade social, perseguição política e violência são abordados pelos alunos, mas também a descoberta do amor na adolescência, a insegurança nos primeiros relacionamentos e muitas travessuras que fazem da história uma narrativa das mais divertidas.
O empresário Paulo Pennacchi, que preside o Projeto Crescer e a Casa do Bom Menino de Arapongas, lembra no prefácio que o livro e o momento vivido pela instituição refletem três palavras-chave: reencontro, mudança e resiliência. Reencontro porque os alunos voltaram para o Projeto Crescer em abril. “Voltaram aos poucos, seguindo todos os protocolos de saúde, mas com uma alegria enorme por rever os amigos, os professores, a direção, a equipe toda, enfim”, diz Pennacchi. No livro, o reencontro com entes queridos se dá após uma busca incansável por parte de Helena. Mudança porque, no caso do Projeto Crescer, o reencontro vem permitindo acompanhar melhor os efeitos da pandemia na vida de cada um. Os reflexos que tudo isso significou dentro de casa, no seio da família e na vida dos alunos. No livro, os reencontros também abrem portas para múltiplas possibilidades na vida dos personagens. “Na vida e no livro, as pessoas com maior capacidade de resiliência, ou seja, a capacidade de se adaptar às mudanças, mostram-se mais confiantes para lidar com os desafios que surgem pelo caminho, enquanto as pessoas com menor resiliência tendem a ficar presas no sofrimento ou nas dificuldades pelas quais estão passando. A pandemia trouxe uma carga de obstáculos capaz de fortalecer a resiliência de toda uma geração. Precisamos crescer com isso”, acrescenta Pennacchi.
Segundo a coordenadora estratégica e conselheira do Projeto Crescer, Cleide Pennacchi, a live para o lançamento do livro será terá duração aproximada de uma hora e meia. Os alunos interpretarão cenas extraídas do livro, oportunidade para apresentar também os resultados das atividades culturais oferecidas pelo Projeto, como as oficinas de canto, música, dança e teatro. O livro foi publicado através da Lei de Incentivo à Cultura, sendo uma realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

LINK PARA A LIVE: https://www.youtube.com/watch?v=cPlSYWWbkEg

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: