Paraná em Notícias

Alex Canziani toma posse como Secretário Estadual de Inovação

Compartilhe no WhatsApp

Alex Canziani toma posse na segunda-feira (dia 3/6) como secretário estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI). A nomeação foi publicada no decreto 5.955/24, editado pelo governo estadual, na quarta-feira (dia 29/5). A cerimônia está marcada para às 11 horas na Celepar, em Curitiba, local onde também é a sede da pasta. Canziani, que deixou a presidência do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), assume a secretaria no lugar do deputado estadual Marcelo Rangel (PSD), que é pré-candidato a prefeito em Ponta Grossa.

“É uma honra atender o convite do governador Ratinho Júnior, de poder servir ao Paraná e ao seu governo. Estou muito animado com as perspectivas que nós temos e poder usar tudo aquilo que a gente construiu ao longo dos anos em termos de relacionamento e conhecimento para buscar oportunidades em uma área que considero fundamental para o fortalecimento da economia do Estado, que é a inovação, a modernização e a transformação digital do governo”, afirma Alex Canziani. Ele acrescenta que é uma pauta fundamental para melhorar o serviço público e, dessa forma, atender melhor os cidadãos.

“A pasta já tem uma série de programas e ações importantes, desenvolvidas pelo secretário Marcelo Rangel, e pretendemos continuar atuando nesse sentido e poder trazer mais inovações com uma equipe altamente competente”, enfatiza o futuro secretário. Londrinense, Canziani é bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Londrina e especialista em Gestão de Pessoas pela UniFil. Com extensa experiência na administração pública e conhecido por sua atuação nas áreas da educação, tecnologia e inovação, Canziani presidiu a Codel por cerca de um ano e meio.

O novo secretário da Inovação iniciou sua carreira política como vereador, onde esteve por dois mandatos – de 1989 a 1992 e de 1993 a 1996 –, tendo sido presidente da Câmara Municipal de Londrina em 1993. Posteriormente, foi vice-prefeito de Londrina a partir de 1996, período em que exerceu a presidência da Codel pela primeira vez, entre 1997 e 1998. No âmbito estadual, atuou como Secretário do Emprego e Relações do Trabalho do Paraná em 1999. Canziani também exerceu mandato como deputado federal por cinco mandatos consecutivos – 1999-2003, 2003-2007, 2007-2011, 2011-2015 e 2015-2019.

MODERNIZAÇÃO
Canziani assume a pasta criada em janeiro de 2023, que é responsável por uma ampla gama de funções estratégicas no Paraná. As atribuições da SEI incluem formular e coordenar políticas de inovação, simplificar processos administrativos, promover uma gestão pública mais eficaz e transparente por meio da transformação digital, estimular a qualificação de recursos humanos, controlar a qualidade dos serviços e fomentar ambientes favoráveis a investimentos e empresas inovadoras.
A secretaria também monitora e coordena políticas para aumentar a competitividade do Estado, que foi reconhecido em 2024 como o mais inovador e sustentável do Brasil pela consultoria Bright Cities ISO 37120. Além disso, os ecossistemas de inovação do Estado estão sendo reconhecidos em premiações nacionais nas áreas de inovação, tecnologia, sustentabilidade e cidades inteligentes.

Para atender todas as regiões e expandir os projetos pelo Estado, a SEI também criou dez núcleos regionais da Inovação nos seguintes municípios: Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama. Entre suas áreas de atuação, a SEI desenvolveu uma política de popularização da inovação.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Noite de Queijos e Vinhos

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: