Arapongas

Ação conjunta das Forças de Segurança reduziu acidentes fatais em 60%

Compartilhe no WhatsApp

Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), divulgou nesta terça-feira (20) os dados referentes às ações da Guarda Municipal de Arapongas (GMA) no período de janeiro a junho de 2019. Neste primeiro semestre, foram 2.313 atendimentos em ocorrências. Entre esses números estão as apreensões de entorpecentes, sendo aproximadamente 11 kg de maconha, 2 kg de cocaína e 835 pedras de crack, além da apreensão de seis armas de fogo, dois simulacros e 120 munições. Neste mesmo período, a Guarda Municipal fez a apreensão de 30 menores infratores e outras 155 prisões, além de recuperação de 13 veículos (produtos de roubo ou furto), 185 atendimentos na Patrulha Maria da Penha – às vítimas que possuem medidas protetivas. Já a Guarda Ambiental prestou, nos seis primeiros meses, 248 atendimentos em ocorrências.

“Referência no Paraná e em outros estados, a Guarda Municipal de Arapongas tem dado respostas rápidas e positivas na segurança pública. A atual gestão tem feito investimentos pesados no setor, como a compra de novas viaturas, equipamentos de segurança, entre outros. Esses investimentos, somados à dedicação e competência dos GM’s, garantem resultados cada vez mais positivos”, afirma o secretário de Segurança Pública, Paulo Argati.

O investimento mais recente foi no começo de agosto, com a aquisição de equipamentos de segurança, entre eles 45 coletes balísticos, 180 capas para placas balísticas, 12 capas de coletes modulares para as equipes táticas operacionais (GAT e Canil), insumos para produção de 23 mil munições (pistola 380 e revólver calibre 38), direcionadas ao treinamento para manutenção do porte da GMA, conforme prevê convênio firmado com a Polícia Federal. Através de recursos do próprio município, foi investido o valor de R$ 85.640.00.

Ação conjunta no Trânsito

Conforme os dados contabilizados pela GMA e Polícia Militar, de janeiro a junho de 2019 houve o registro de 529 acidentes de trânsito no perímetro urbano, com três óbitos. No mesmo período, em 2018, foram registrados 527 acidentes, sendo oito com vítimas fatais. Com isso, Arapongas registra queda acima de 60% nos acidentes fatais de trânsito.

“Mesmo com um pequeno aumento no registro de acidentes, comparando os primeiros seis meses de 2018 e 2019, tivemos nesse semestre a redução significativa nos acidentes fatais. Isso comprova que nossas ações de educação e melhorias no trânsito têm surtido efeito. Contudo, esse é um trabalho diário, que requer a colaboração e soma de esforços de todos os cidadãos”, enfatiza Argati.

Além do combate à criminalidade, a Guarda Municipal de Arapongas (GMA) desenvolve outras atividades voltadas à conscientização, que têm promovido uma busca na mudança de postura dos motoristas e pedestres. Conforme o relatório, mais de 38 palestras educativas foram desenvolvidas em escolas e empresas, além das aulas teóricas e práticas na Escolinha de Trânsito – projeto que conta com o apoio da Polícia Militar, Grupo Exploradores Feras do Sul e Instituto Renault, onde cerca de 500 alunos dos 4º anos da Rede Municipal de Ensino já foram atendidos neste primeiro semestre de 2019.

Molicenter – Ofertas até 29/09

Molicenter – Ofertas – 21 e 22/09

Farmácia São Lucas

Instituto Quarks

Rádio Gospel Hits

Moto Culto

Solução Informática e Tecnologia

Zé da Balada

Jornal Edição de Notícias