Jaguapitã

A programação de aniversário de 74 anos de Jaguapitã

Compartilhe no WhatsApp

cidade de Jaguapitã comemora 74 anos de emancipação política no dia 07 de novembro e, para celebrar a data, a Prefeitura Municipal irá presentear seus mais de 14 mil habitantes com várias atrações. A comemoração do aniversário terá desde shows gratuitos à disputas de futebol, passeios e uma missa especial.

De acordo com o prefeito Gerson Marcato (PL), e seu vice-prefeito, Jean Carlos (PL), esses eventos, apesar de pequenos, foram uma forma que a administração atual do município encontrou de celebrar a data sem aglomerações, por conta da pandemia da Covid-19 que ainda está presente.

Programação
As comemorações vão começar na quarta-feira (03), às 19:00, com o ‘Dia da Cultura Evangélica’. Esse evento tem como destaque um Culto na Praça Central, ministrado por Ev. Ronaldo Faustino. A ação é uma realização do Conselho de Pastores de Jaguapitã.

Já na quinta-feira (04), as ações se iniciam com um show na Praça Central dos artistas Clara e Fábio, Mateus e Guilherme Viola, a partir das 19h30. Além disso, haverá uma feirinha livre. Na sexta-feira (05), o Legislativo de Jaguapitã realiza uma sessão solene em prol do município na Câmara de Vereadores.

No sábado (06), a Banda Marcial ‘Bamuflor’, de Florestópolis, fará uma apresentação na Praça Central, às 20 horas. No dia 07 de novembro (domingo), será o dia do Passeio de Trilheiros Jagualama, que será feito no Espaço Thaeme, com largada às 8h30.

Ainda no dia 07, estão previstas três partidas de futebol no campo da cidade: às 10 horas, jogam Jaguapitã e Florestópolis; às 14h30, se enfrentam os times do Jaú e Força Jovem. Por fim, às 16 horas, acontece a partida mais esperada: a equipe do Jaguapitã enfrenta o Londrina Máster, que traz muitos ex-jogadores famosos.

Para finalizar as celebrações especiais em comemoração à data, no mesmo dia, às 19 horas, será celebrada uma Missa em Ação de Graças aos 74 anos da cidade na Igreja Matriz.

História da cidade
A cidade Jaguapitã desmembrou-se de Sertanópolis oficialmente no dia 7 de novembro de 1947. A história do município está relacionada com a época histórica de colonização do norte do Paraná, realizada pela Companhia de Terras do Norte do Paraná, acontecendo assim a afluência de pessoas de outros estados e imigrantes de outros países para a região. Essas terras, inclusive, eram muito férteis e conhecida scomo “terra roxa”, propícias ao cultivo de toda espécie de cereais, onde se deu inicialmente o cultivo do café

sede do município, se deu em meados de 1.937, ano em que chegou uma caravana composta de várias famílias, em que se destacavam as dos Srs. Antônio Pinto e Izaltino Rodrigues, consideradas como as fundadoras da localidade. Inicialmente foi constituído o Patrimônio denominado São José dos Bandeirantes, e no mesmo ano, foi inaugurada a primeira casa comercial de propriedade do Sr. Izaltino Rodrigues, um empório comercial de nome Casa Branca.

A palavra Jaguapitã tem origem indígena e significa onça vermelha ou pintada, e dizem que muitas delas já foram vistas por lá. A cidade é muito conhecida, pela industrialização de mesas de sinuca (bilhar). São mais de 20 empresas do setor, que vendem ou alugam seus produtos para todo o Brasil. Por isso, Jaguapiã tem o título de ‘Capital do Bilhar’

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: