Arapongas

A prática da hidroginástica para gestantes

Compartilhe no WhatsApp

Realizar atividades físicas durante a gestação pode ser uma decisão muito importante para as futuras mamães. Isso porque a prática de exercícios físicos pode trazer muitos benefícios também no período da gravidez. Diante deste fato, as modalidades de atividade na água se apresentam como uma das melhores opções para as gestantes.
Isso porque quando imerso em uma piscina, o corpo humano tende a reduzir o peso em cerca de 50%, fazendo com que a água se enquadre como um suporte para o corpo, ajudando em muito na mobilidade e gerando assim uma maneira da mulher atingir um melhor condicionamento físico sem sobrecarregar o corpo.
A ERM academia aquática de Arapongas oferece diversas modalidades de atividades na água, e entre elas está a hidroginástica, que se enquadra como uma ótima opção para mulheres gestantes, pois auxilia no controle de peso, gera benefícios para o coração e o sistema circulatório, reduz a incidência de diabetes gestacional, fortalece a musculatura, reduz o inchaço, diminui as dores lombares, entre outros.
Segundo a educadora física e professora da ERM, Iveline Amalfi, a hidroginástica também traz diversos outros benefícios. “Os benefícios para a gestante são muito importantes porque a mulher tende a reter muito liquido na gestação, e com a prática da atividade física ela trabalha uma drenagem na parte da musculatura. A parte da pelve também é muito fortalecida, visto que algumas mulheres preferem fazer o parto normal, e a hidroginástica auxilia nisso. Trabalha também todo o fortalecimento de quadril e na flexibilidade.”, explica ela.
Mas os benéficos não se resumem somente as mulheres. Estudos sugerem que além de melhorar o sistema cardiovascular da criança para o parto, a atividade física realizada pelas gestantes pode contribuir no desenvolvimento do cérebro, melhorias no sistema circulatório do feto e ajudar na adaptação ao ambiente externo.
Podem haver benefícios também após a gravidez. “Quando eu estava gravida eu estava dando aula até meu último mês, parei uma semana antes pra ganhar a minha filha, e a minha recuperação foi muito boa. Então o fortalecimento musculas pra gestante quanto pra qualquer pessoa é muito importante, pois o organismo foi feito pra se movimentar, não pra ficar parado”, conta Iveline.
Apesar de todas as vantagens que a hidroginástica acarreta, a educadora física ressalva que é importante a consulta pelo médico antes de iniciar as aulas. Porém, sobre o período da gravidez, se a mulher pode ou não iniciar a hidro, , Iveline diz que geralmente a partir do terceiro mês os médicos já liberam a pratica de atividade física, e a gestante pode manter até o ultimo dia de gestação.
Iveline por fim faz uma chamada para as mulheres que se interessaram com o assunto. “Se o medico liberou e está tudo certinho, que possa vir, que possa fazer atividade física, é um exercício prazeroso, a mulher não terá retenção de liquido durante a pratica da hidroginástica. A ultima gestante que a gente relatou que teve apenas 2 ou 3 dias de inchaço durante a gestação, o que é muito bom. Sem contar nos outros benéficos também”, disse ela.
Para os interessados, a ERM acadêmica aquática se encontra localizada na Rua Thacha, 190 – Jardim Dona Pina. Telefone: (43) 3275-2315.

Estudante de jornalismo: Gabriel Carneiro

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: