Dando continuidade à programação do “Outubro Rosa”, a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família (SEMAF), através do Centro de Oficinas da Mulher, realizou hoje (14) à tarde a atividade “Chá Cor de Rosa”. O evento reuniu o público atendido no Centro de Oficinas da Mulher e no Centro de Atendimento a Mulher (CAM), bem como convidadas.
Além de orientações, através de palestras, as mulheres tiveram a sua disposição exames clínicos da mama e agendamentos para mamografia. A secretária da SEMAF, Denise Canesin Machado, lembra que o trabalho de conscientizar as mulheres para a importância da realização de exames preventivos do câncer do colo do útero e da mama ganha força através de iniciativas que possam mobilizar o público feminino em torno do tema. “É o que estamos fazendo aqui hoje. Essa luta é de todos e estamos engajados para proporcionar às mulheres oportunidade de cuidar da sua saúde, aprendendo um pouco mais sobre os meios de prevenção do câncer de mama e do útero”, afirma Denise.
A programação do “Chá Cor de Rosa” teve início com a palestra da nutricionista Mônica Vermelho, abordando o tema Alimentos Funcionais. “Alimentos funcionais são aqueles que, além de nos nutrir, têm alguma substância que previne doenças. Alho, brócolis, repolho, couve, couve-flor, tomate, uva, aspargo, gengibre, açafrão, chá verde, acelga, pimenta, lentilha, linhaça, abacate e frutas cítricas são alimentos que comprovadamente ajudam na prevenção do câncer”, orienta Mônica.
As mulheres reunidas do Centro de Oficinas ainda ouviram a técnica em enfermagem e assistente social Marlene Nascimento falar sobre o tema “Câncer de Mama”. O evento também foi marcado pela participação de representantes da Associação das Senhoras Rotarianas. Elas apresentaram o trabalho que desenvolvem na confecção de órteses mamárias para distribuição às mulheres que foram acometidas pelo câncer e tiveram a mama retirada.
Para complementar as atividades, a enfermeira Giordana Maronezzi realizou exames clínicos de mama nas presentes e providenciou os encaminhamentos para mamografia, quando necessário. O evento foi encerrado com um lanche de confraternização. “Agradeço a minha equipe que não mediu esforços para que pudéssemos proporcionar esse momento para as mulheres”, destacou a diretora do Centro de Oficinas da Mulher, Mara Nicolau.
Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana