Pedido é para que o Ministério Público investigue o pagamento de propina nas campanhas de 2006, 2010 e 2014, alcançando também a presidente Dilma.
O procurador-geral República Rodrigo Janot encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) as informações relacionadas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contidas na delação premiada do empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da UTC. Relator dos processos da Lava Jato na Corte, o ministro Teori Zavascki foi quem recebeu o material. A informação foi publicada pela colunista Mônica Bergamo, na edição deste sábado da Folha de S.Paulo.
De acordo com a revista Época, o pedido é para que o Ministério Público investigue o pagamento de propina nas campanhas presidenciais de Lula, em 2006, e também da presidente Dilma Rousseff em 2010 e 2014.
O ministro agora vai decidir se encaminha as informações para o juiz federal Sergio Moro, responsável pela investigação no Paraná – o magistrado pediu a Janot mais detalhes dos fatos narrados pelo empresário.
No mesmo pacote, chegaram ao STF informações sobre o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP). A Corte irá decidir agora se amplia as investigações em relação a eles, que negam ter recebido dinheiro de Pessoa.