secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participou nesta sexta-feira (13) de um seminário realizado pelo Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp) e anunciou a construção de dois Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME’s), um em Colombo (para atendimento a Região Norte) e outro em São José dos Pinhais (Sul), na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
“A Região Metropolitana soma quase 2 milhões de paranaenses, que precisam de atendimento especializado. Atualmente cerca de 10 mil atendimentos são realizados por mês para esta população. O governador Ratinho Junior decidiu pela proposta dos AME’s como política pública de saúde, para que essas duas novas unidades ofertem até 30 mil consultas por mês, triplicando o serviço que já está disponível”, afirmou Beto Preto.
O secretário informou ainda que os terrenos onde serão construídos os ambulatórios já estão disponíveis. “Os espaços físicos já foram doados pelas respectivas prefeituras e agora estamos trabalhando nesses projetos de maneira muito séria, para que essa ideia saia do papel e beneficie a população da RMC”, disse.
Prefeito de Almirante Tamandaré, e presidente do Comesp, Gerson Colodel reforçou a importância da parceria entre o Governo do Estado e os municípios. “Trabalhamos para ganhar juntos. Os municípios precisam se unir e atuar em parceria, juntamente com o apoio do Estado, para atender a comunidade da melhor maneira possível”, afirmou.
Nova unidade da Santa Casa de Paranavaí ajudará saúde no pós-pandemia
Estado investe R$ 18 milhões no 1º Ambulatório Médico de Especialidades
VACINAÇÃO – Na ocasião, Beto Preto também comentou sobre os números da vacinação no Paraná, juntamente com as marcas que o Estado tem atingido. “Já mandamos vacinas suficientes para atender mais de 80% da população adulta do Paraná com ao menos uma dose ou dose única, e agora atingimos mais de 77% deste público. Acreditamos que dentro de alguns dias, iremos cumprir com a nossa proposta de vacinar 80% da população acima de 18 anos com pelo menos uma dose”, disse.
O vice-prefeito de Curitiba, e presidente do Pró-Metrópole, Eduardo Pimentel, elogiou as ações do Estado na vacinação. “Parabenizo ao Governo do Estado pelo trabalho na pandemia, e reforço e asseguro que essa equipe tem nos apoiado a todo o momento. Obrigado por essa parceria com Curitiba, a vacinação está indo bem e tenho certeza que o cronograma do Estado será cumprido atingindo o público de 18 anos até setembro”, acrescentou.
Centro médico da Santa Casa de Maringá reforça regionalização da saúde
AME – Os AME’s são Pontos de Atenção Secundário Ambulatorial da Rede de Atenção à Saúde composto por equipe multiprofissional especializada, destinada a atender os usuários com condições complexas ou muito complexas, desenvolvendo suas quatro funções: assistencial, educacional, supervisional e de pesquisa.
O AME vincula-se às equipes da Atenção Primária à Saúde – APS dos municípios de uma região, ou território definido, tornando os dois níveis de atenção, progressivamente, em um único microssistema clínico, garantindo uma atenção contínua e integrada, disponibilizando atendimento por equipe multiprofissional especializada e por serviços de apoio e diagnóstico nas Linhas de Cuidado e Especialidades prioritárias do Estado.
Essas unidades ambulatoriais serão gerenciadas pelos Consórcios Intermunicipais de Saúde, visando otimizar e potencializar os recursos estaduais e municipais, e fortalecer a regionalização das ações de saúde.
Estado aumenta estrutura de atendimento de saúde a travestis e transexuais
PRESENÇAS – Participaram do evento o prefeito de Marilândia do Sul e presidente da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar), Aquiles Takeda Filho; a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer; o 1º vice-presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) e prefeito de Campo Magro, Claudio Cesar Casagrande; o prefeito de Colombo, Helder Luiz Lazarotto; além de demais prefeitos e secretários municipais de saúde.