Secretário de Saúde, Beto Preto
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, disse, na segunda (22), em entrevista ao telejornal Boa Noite, da RPC, que o Paraná vive o momento mais crítico da pandemia de Covid: “É um colapso iminente no sistema de saúde”. O Estado bateu um novo recorde de internações relacionadas à pandemia de Covid-19, de acordo com boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) de segunda (22).
São 3.165 pessoas hospitalizadas com suspeita ou diagnóstico da doença na rede pública e privada de saúde do Estado;
Taxa de ocupação de 92% nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS) ;
69% das enfermarias estão ocupadas;
Até o fechamento desta matéria restavam apenas 100 vagas em UTIs no Paraná.
Beto Preto antecipou que o governo deve editar um novo decreto entre esta terça (23) e quarta (24) com novas medidas restritivas.
Entre as medidas previstas, estão:
O aumento do período de toque de recolher e proibição de consumo de bebidas alcóolicas, que hoje funciona da meia-noite à 5 horas;
e a suspensão das cirurgias eletivas.
De acordo com ele, o governo ainda estuda se a suspensão das cirurgias valerá apenas para o SUS ou também para os hospitais privados.
A macrorregião com maior pressão no sistema de saúde, levando em conta os leitos do SUS para adultos, é a Oeste, com taxa de ocupação de 97% para UTI adulto, seguida da Leste (93%), que inclui Curitiba, Noroeste (88%) e Norte (86%).
Governo deve ativar mais leitos
O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), afirmou que o Estado deve abrir mais 40 novos leitos de UTI para Covid-19 ainda nesta semana.
“Esta semana serão abertos mais 40 leitos de UTI espalhados em vários hospitais do estado. Nós estamos fazendo todo esforço e força tarefa para ampliar em todas as regiões. A SESA já tem equipe rodando os hospitais para ver de que forma é possível fazer a ampliação. No caso desses 40 novos leitos já foi dada a autorização para ampliar”, disse o governador.
No fim de semana, a Sesa ativou mais 52 leitos de enfermaria:
15 estão no Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá;
15 no Instituto Nossa Vida, no município de Coronel Vivida;
12 no Hospital e Maternidade Jesuítas, no município de Jesuítas,
10 leitos na Associação de Saúde, no município de Mangueirinha,
10 leitos no Hospital Bom Samaritano, em Céu Azul, na região de Cascavel, macrorregião Oeste.
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou na segunda-feira (22), 2.078 novos casos confirmados e 14 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus.
Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná somou 612.683 casos confirmados e 11.070 mortos em decorrência da doença.